Duster amplia performance com novo motor

Duster amplia performance com novo motor

Com nova motorização, carro se desloca com leveza pela cidade

Renato Rossi

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O diferencial tecnológico do Renault Duster 2023 é o motor TCE 1.3. O turbo é considerado pela imprensa europeia como um marco tecnológico, resultante, da associação das marcas Renault e Mercedes-Benz. O motor insere inovações que permitem uma performance superior em qualquer condição de uso.

Os pistões têm revestimento em liga metálica especial, que elimina o atrito dos cilindros contra as paredes do motor. A inédita cabeça dos cilindros em forma triangular permite a queima completa do combustível, gerando maior economia. A pressão elevada da injeção do turbo de 250 bar é garantida pela válvula de recirculação de segurança, motorizada.

O potente motor tem torque forte de 27,5 kgfm. Ele vem combinado ao câmbio automático CVT XTronic de 8 marchas. Este motor resume o Duster e nem permite maiores discussões sobre um SUV já consagrado no mundo. Com esta nova motorização, o Duster se desloca com leveza pela cidade, retoma velocidade em segundos, e na rodovia mantém velocidade de cruzeiro elevada em giros baixos, o que reduz o consumo.

A transmissão acentua a linearidade do torque que facilita o uso urbano e rodoviário. Então, não falta força no utilitário, e abaixo dos 2.000 giros o torque está ativo em prol do prazer de condução. O Duster também evoluiu na ergonomia interna, e o uso generoso do material fonoabsorvente e as suspensões bem calibradas geram o silêncio a bordo e imunizam o veículo em relação a pavimentos irregulares. A novidade do modelo atualizado também é a adoção do novo sistema multimídia Display Link de 8”.

Com conectividade wireless, sem precisar de cabos, possibilita o espelhamento de smartphones por meio das tecnologias Android Auto e Apple CarPlay, trazendo mais praticidade no uso diário. A nova central está disponível de série nas versões Intense e Iconic e como opcional na versão Zen, com o Pacote Tech.


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