Expansão dos elétricos no mundo e no Brasil

Expansão dos elétricos no mundo e no Brasil

Mercado brasileiro apresenta uma alta nas vendas dos modelos eletrificados e híbridos

Renato Rossi

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O mercado eletrificado compreende carros híbridos e elétricos puros. O levantamento sobre o mercado dos elétricos contou com o talento da especialista em mercados e estatística Melisa Murialdo. O estudo é repleto de infográficos que facilitam a compreensão da eletrificação veicular no mercado brasileiro. No Brasil os elétricos puros tiveram em 2022 um aumento em vendas de 197%, na comparação com o ano anterior.

Isto surpreende já que o Brasil não tem uma legislação sobre eletromobilidade, tampouco tem uma rede de recarga que propicie tranquilidade ao proprietário do carro elétrico. Na falta da infraestrutura, ele tem o uso restrito às grandes cidades. O mercado se eletrifica, segundo a analista, baseado no desejo do consumidor em escapar do preço oscilante e especulativo da gasolina. Além disso, salientou, os jovens estão conscientes de que não terão futuro se persistirem os níveis atuais de poluição. E o carro puro elétrico é fundamental para a despoluição do meio ambiente, enfatizou a analista.

O mercado de veículos eletrificados teve um aumento em vendas em 2022 da ordem de 41% no Brasil. Foram comercializadas 126.504 unidades entre veículos híbridos e elétricos puros. Mas ainda é majoritária a presença dos híbridos, que ocupam 62% do mercado. Foram 30.439 “híbridos leves” comercializados em 2022. Já 21% ou 10.348 unidades são de híbridos plug-in. Os híbridos leves têm um motor a combustão auxiliado por um pequeno motor elétrico e gerador de 48volts. Este motor acessório “alivia” o motor a combustão em momentos de carga, nas acelerações mais fortes ou subidas de serra. O plug-in tem uma bateria maior com maior carga que permite uso elétrico por uma quilometragem média de 60 quilômetros.

O mercado se completa com os “puro elétricos”, sustentados por baterias de íon lítio. Estes ocuparam 17% do mercado em 2022. O domínio do mercado eletrificado é Toyota, através do sucesso do Corolla Cross. Nos 62% de participação dos híbridos, a Toyota tem 40% de participação. No segundo lugar está a Caoa Chery com sua linha Tiggo com 14% de participação. As 10 marcas que mais vendem veículos eletrificados no Brasil são foram respectivamente Toyota (20.727), Caoa Chery (6841) Volvo (5264), BMW (3041), Land Rover (2234), Kia (1776), Mercedes Benz (1301), Porsche (1259), Renault (1199) e Jac (938). Segundo a analista este mercado que absorveu 126 mil unidades em 2022 pode chegar a mais de 900 mil unidades ate 2025. Mas para isto é necessária a participação do Estado junto à iniciativa privada. “Com incentivos ao uso de energia limpa, juros direcionados ao segmento dos elétricos e manutenção da alíquota zero será criado em grande mercado elétrico no Brasil”, concluiu a analista.


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