Fontes de energia limpa

Fontes de energia limpa

Mundo pode dispensar o petróleo e ficar com fontes como as turbinas eólicas

Renato Rossi

publicidade

A Mercedes-Benz constrói a “Fazenda dos Ventos”, numa área de 800 hectares na região de Papenburg, no Norte da Alemanha. O uso da energia renovável se amplia no mundo com a nobre missão de salvar o planeta da catástrofe climática global. Nas quatro últimas semanas, o mundo passou das inundações mortíferas do Paquistão ao tufão destrutivo no Japão e avalanches e enchentes no remoto Alasca, entre outras tragédias climáticas. E a natureza não está mais a favor da humanidade, mas contra ela.

Renomados cientistas sabem que no centro da destrutividade ambiental está a negligência, o descaso ou a furiosa agressividade do homem contra a natureza. O ser relapso e negacionista que destrói sua única casa no cosmos. E ainda utiliza o sujo e decadente petróleo para mover uma frota de mais de 1 bilhão de veículos.

Mas a “Fazenda dos Ventos” da Mercedes terá centenas de turbinas eólicas até 2024. E a missão dos ventos é prover as unidades industriais da marca na Alemanha e na Europa com 70% de energia elétrica, vinda de fonte renovável. Os 800 hectares onde se localiza a fazenda podem conter também a produção de energia através de painéis fotovoltaicos. São iniciativas ecológicas que integram uma estratégia da montadora iniciada em 1998 na pesquisa e desenvolvimento de fontes de energia limpa e renovável. 

Em 2011, três veículos Classe B equipados com células de combustível alimentadas por hidrogênio realizaram uma viagem de 30 mil quilômetros, que passou por quatro continentes e 14 países. Foi uma experiência bem-sucedida que comprovou que o mundo pode dispensar o petróleo e ficar com fontes de energia limpa.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895