Ford Ranger na Antártica

Ford Ranger na Antártica

publicidade

50Picape foi equipada com vidros blindados para enfrentar os ventos fortes | Foto: Divulgação Ford Picape foi equipada com vidros blindados para enfrentar os ventos fortes | Foto: Divulgação Ford


Ford Ranger é único veículo não militar a ser usado no Continente da Antártica, escolhida pelo Exército Argentino. A picape foi levada para a Base de Esperanza, onde as temperaturas são extremas de até 38º centígrados negativos e os ventos chegam a 220 km/h.

A estação científica vai utilizar a Ranger para abastecer as bases argentinas permanentes e temporárias no território sul do continente. Ela estará na segunda etapa da Campanha Antártica, que ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, promovida pelo governo argentino.

Entre outras missões, a Ranger vai ser usada para distribuir suprimentos nas várias instalações, transportar estudantes quando as condições climáticas não são favoráveis, chegar ao lago que abastece a base de água potável e à futura pista de pouso, além de realizar pesquisas científicas nas geleiras, quando as condições da neve permitem.

Para operar no território gelado a Ranger foi equipada com vidros blindados para enfrentar os ventos fortes. Mas, basicamente, será um veículo de série com motor turbodiesel de cinco cilindros. A picape traz também freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, airbags dianteiros, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de carga adaptativo, controle de estabilidade de reboque, luz de frenagem de emergência e controle eletrônico de descida acentuada.

A Base Esperanza Antarctica (BAE) é uma estação científica da Argentina localizada em Punta Foca, sobre o Estreito Antártico na Península Antártica (ou Tierra de San Martin). Além da chilena Villa Las Estrellas, é a única instalação nessa região que conta com civis servindo temporariamente em funções militares, científicas e de serviços com suas famílias.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895