HR-V: mais personalidade e performance

HR-V: mais personalidade e performance

Honda evolui para um novo HR-V mais elegante e menos formal, que mescla linhas de SUV com as de cupê esportivo

Renato Rossi

Motor 1.5 aspirado com duplo comando de válvulas propicia torque de 15.8kgfm com etanol e 15.5kgfm com gasolina

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O novo Honda HR-V na versão “de entrada” EXL 1.5 foi testado por C&M em um dia, em cidade e em trecho de rodovia. Não é um teste definitivo, mas manhã e tarde foram suficientes para mostrar que este novo HR-V tem agora uma personalidade mais marcante e performance mais sólida e consistente em relação ao anterior. 


Este novo HR-V é mais baixo em relação ao primeiro e segue a nova tendência global dos SUVs, que mesclam linhas de SUV com as de cupê esportivo. É elegante este novo HR-V. Com um capô dianteiro elevado mas harmonioso, lateral de linhas suaves que correm até uma traseira “truncada” que acentua o lado cupê do HR-V. 


O conjunto estético tem harmonia e stance ou “pose”. O que significa que o HR-V chama a atenção por onde passa. A altura da carroceria foi reduzida em 20mm, passando para 1m59cm, o que não descaracteriza o SUV. Ao contrário, o deixa mais esportivo e menos formal. Não houve redução no entre-eixos de 2m61cm e o HR-V continua espaçoso. Mas devido à traseira “curta”, próxima de um cupê esportivo, o porta-malas está menor, agora com 354 litros. Na versão anterior, eram 437 litros. 


O conjunto mecânico surpreende na performance diferenciada e superior. O motor 1.5 aspirado com duplo comando de válvulas propicia torque de 15.8kgfm com etanol e 15.5kgfm com gasolina. Câmbio CVT ou continuamente variável tem sete marchas “marcadas”, em um efeito gerado por software. Mas câmbio CVT não tem as engrenagens de câmbio automático. São apenas duas polias que transversalmente se afastam e aproximam gerando marchas “infinitas”. 


O CVT da Honda tem precisão exemplar. No teste, o HR-V mostrou impecável estabilidade direcional e nível superior de estabilidade lateral que surpreende por se tratar de eixo de torção na traseira. É impressionante a capacidade de frenagem com freios a disco nas quatro rodas. De série, o pacote de segurança Sensing que disponibiliza controle de tração e estabilidade, piloto automático adaptativo com low speed follow, frenagem emergencial automática, assistente de centralização e permanência na faixa de rolamento, seis airbags, câmera de ré, alerta de pressão de pneus, câmera no retrovisor direito que amplia em 50 por cento a visualização, faróis em LEDs com luzes diurnas, entre outros equipamentos.

 


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