Le Mans: Ford, entre a fúria e a tomada
Montadora lança Mustang elétrico para a terra, mas volta às pistas com V8 a combustão
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A Ford Motor Company investe novamente no marketing da velocidade. São duas ações recentes que visam reforçar a imagem do mítico Mustang. É um dos poucos carros “convencionais” que restam no portfólio da Ford. A montadora tem investido nas vertentes da eletrificação e produção em 90% de picapes e SUVs.
Neste processo, dezenas de modelos foram desativados, como Fiesta e Focus; carros icônicos no mercado europeu e brasileiro. Na América Latina, a opção é pela produção da Ranger na Argentina. Nas duas últimas semanas, a Ford apresentou ao novo Mustang elétrico na “versão Rally”, durante o Festival da velocidade de Goodwood, realizado anualmente em West Sussex na Inglaterra.
O MachE Rally, pela primeira vez em 60 anos de história do Mustang, deu um show no fora de estrada, ao subir a colina de Goodwood, pilotado pelo talentoso Otto Tanak, ex-campeão mundial de rali de velocidade. Para Darren Palmer , diretor de projetos elétricos “o Mustang E pegou a liberdade e diversão do Mustang e o tornou livre de emissões. Agora, oferece aos milhões de fãs a liberdade de se aventurar fora do asfalto num carro elétrico que tem a fortíssima personalidade do Mustang”. Segundo a Imprensa norte-americana, o Mustang Rally mostrou uma performance incomum, principalmente nas curvas temerárias da Colina de Goodwood.
Mas o maior chamariz foi o retorno da Ford a Le Mans. O Mustang na versão GT3 Performance retorna às 24 Horas em 2024, para fazer parte da categoria GTS; de carros de produção. O GT3 será movido pelo lendário motor Coyote V8 “ aspirado”, que equipa o Mustang GT, comercializado no Brasil e testado em CM. A potência do Coyote supera os 600 hps. O presidente mundial da Ford, Jim Farley, ao anunciar a volta à corrida onde em 1966 o Ford GT40 arrasou a Ferrari, salientou que “a Ford e Le Mans estão unidas pela história. Voltamos para a corrida mais famosa e gratificante do mundo e não será como em 1966, quando era Ford versus Ferrari. Agora será a a Ford contra todos”. O “todos”, com certeza, se refere a marcas chinesas. Conheçam a “saga” da batalha do GT40 com a Ferrari a seguir.