Test-drive: Jeep Renegade segue imutável na qualidade

Test-drive: Jeep Renegade segue imutável na qualidade

Novo motor 1.3 turbo de 185 hps dá torque e consistência para a a direção robusta do SUV com design aventureiro

Renato Rossi

Frente com design atemporal

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Foi um dia para avaliar o Renegade 2023 S, cedido pela Savarauto Jeep de Novo Hamburgo. Esta nova geração insere o motor GSE 1.3 turbo com 185 hps. Uma grande diferença para as versões 4x2 do antigo Etorq, que reduzia a performance. Havia maior compatibilidade entre a robusta estrutura do Jeep e performance quando dotado do ruidoso motor 2.0 turbodiesel.

O modelo 2023 tem performance mais consistente graças aos 185 hps e forte torque de 27.5 kgfm. Torque que transita com suavidade pelas nove marchas do câmbio automático. A tração 4x4 não foi exigida em seu potencial no fora de estrada, já que o teste foi realizado sobre o asfalto da BR 116. O Renegade tem no DNA uma excelente dirigibilidade equalizada desde o lançamento em 2016; no nivel elevado de rigidez torsional da plataforma e na manutenção em todas as versões da suspensão traseira multilink.
O Renegade com 4.26m de comprimento, 1.80 m de largura e distância entre-eixos de 2.57m - com 1570 kg, - mostra proporcionalidade nos volumes e design harmônico.

Continua sedutor com a mistura de linhas retrô e quadradas, com sinuosidades na carroceria. Um design atemporal. O habitáculo é receptivo com ótima ergonomia nos bancos, mas que carecem de comandos elétricos.O Renegade tem detector de ponto cego que é sempre um reforço à segurança ativa. Os retrovisores externos amplos, a grande área envidraçada e o vidro traseiro que não encolhe devido ao teto elevado, são também reforços visuais à segurança ativa. O entre-eixos generoso propicia que quatro pessoas viajem em total conforto, mesmo nas longas distâncias. No bagageiro cabem 320 litros, o que gera criticas de usuários do Renegade. Mas, sinceramente, não se compra carro por porta-malas. É preferível ter um pouco menos de capacidade de carga, mas ter nas mãos um SUV com dirigibilidade superior.

No painel, numa pequena tela, pode-se analisar os efeitos das forças gravitacionais sobre o veículo. Isto lembra ao motorista que, além de seu controle estão as forças físicas que não podem ser ultrapassadas. E há uma lista grande de sistemas eletrônicos que visam a segurança. No resumo, é um dos melhores SUVs médios do mundo. Mais de 100 países confirmam.
 


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