Test-drive: Ora GT é o esportivo “da família”

Test-drive: Ora GT é o esportivo “da família”

Elétrico da GWM mostra performance de “gato selvagem” nas ruas de Porto Alegre

Renato Rossi

GWM Ora GT tem dianteira inspirada no Porsche

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Foi o primeiro teste urbano do Ora GT, cedido pela GWM do Brasil através da competente revenda GWM Iesa. Não é um gatinho mimoso este Ora GT, com performance que está mais para gato selvagem que não vive em apartamento. O comportamento dinâmico, muito veloz é sustentado pelo motor com 171 hps, alimentado por uma grande bateria de 63 kWh. Os números de desempenho são impressionantes: 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e velocidade máxima de 160 km/h. É uma característica dos carros elétricos o excesso de torque com velocidade limitada, já que a alta velocidade reduz drasticamente a autonomia. Mas os carros elétricos não "vieram ao mundo" para serem bólidos. Devem ser como o Ora, carros acessíveis no preço com performance superior aos carros a combustão e que "batalham" nas ruas pela descarbonização do planeta.

A China terá em 2026 mais de 60 milhões de carros elétricos em circulação. Aliás, é necessário descarbonizar a China para que 1.4 bilhão de seres humanos não morram sufocados pelo dióxido de carbono. O Brasil ainda não entendeu a "moral" do carro elétrico e quer hiper valorizar o petróleo. Por isso, desmata a Amazônia em busca do combustível fóssil renegado pelo futuro.

Nos 170 quilômetros rodados numa autonomia de 320 quilômetros, qualidades surgiram. Como a personalidade vibrante do Ora, sentida ao volante, que resulta de suspensões com regulagem precisa e com pouco "curso" que reduz drasticamente a "rolagem" lateral da carroceria. Em uma área ampla privada, mudanças bruscas de trajetória em velocidade elevada não geraram perda da estabilidade direcional e lateral, justamente porque o Ora não rola, tem notável equilíbrio dinâmico. O volante tem ótima "pegada" e esterço preciso permitiu as mudanças de trajetória bruscas mas seguras. Foram muitas mudanças de trajetória que visaram desestabilizar o Ora, sem sucesso. Sobre pisos degradados fartos na cidade de Porto Alegre, não foram notados tremores no monobloco e carroceria. É muito sólido e totalmente silencioso este Ora GT.

Traseira tem design "clean", com esportividade | Foto: Renato Rossi / Especial CP

Há diversos "modos" de condução: eco, normal, esportivo, esportivo mais, automático e individual. A direção se torna mais leve ou mostra maior "peso" nos modos: conforto, normal e esportivo. Total capricho no acabamento interno que demonstra o quanto os chineses evoluíram em tudo. Agrada aos olhos a decoração "bicolor" entre o vermelho e o preto que expressam um temperamento esportivo. Agradam os dedos os revestimentos emborrachados e fofos que completam junto aos bancos em couro a sofisticação do "interno". Os comandos estão quase todos concentrados na tela central de 10 polegadas que encontra na horizontal a tela também de 10" para o motorista. Ambas telas acionam equipamentos de segurança ao infoentretenimento. Extensa é a lista de equipamentos: faróis e lanternas full LED, sete airbags, câmera 360 graus, ar condicionado digital automático, alerta e frenagem em tráfego cruzado dianteiro e traseiro, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de pontos cegos, leitura de placas de velocidade, assistente a linha reta, e teto solar panorâmico; elétrico.

O Ora GT tem comprimento de 424,5 cm, largura de 184,8 cm, altura 160,3 cm, com entre eixos de 265 cm. No habitáculo, quatro passageiros viajam com conforto e no porta-malas cabem 228 litros. O peso do Ora 3 GT é de 1580 kg. Um ótimo carro que indica que será muito difícil "frear" os chineses. E os números de vendas das principais marcas chinesas no mundo mostram isso. Em 2023, a fabricante do Ora, a GWM ou Great Wall Motors, que é o maior fabricante de picapes e SUVs na China, produziu e comercializou 1300 veículos, com 350 mil vendidos nos mercados mundiais incluindo o Brasil. Isso significa um incremento em vendas da ordem de 82,48% em relação a 2022. Um número ainda mais impressionante refere-se à venda mensal de 30 mil unidades mensalmente nos mercados de exportação. Na semana que passou, a diretoria da GWM na China salientou que, a partir de 2024, a marca irá acelerar a produção de carros puramente elétricos em detrimento dos modelos híbridos, que atualmente representam 60% da produção. Em 2023, a GWM vendeu 280 mil unidades de carros elétricos no mundo, ou 98% a mais em relação a 2021 e 2022.


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