Test-drive: Ram encara cidade com tecnologia

Test-drive: Ram encara cidade com tecnologia

Modelo se sente “em casa” nas rodovias, mas ajudas eletrônicas permitem seu uso urbano

Renato Rossi

Picape mantém espírito de trabalho

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A Ram iniciou sua trajetória como um produto Stellantis somente em 2021, com o grupo consolidado em 14 marcas com atuação global. Ela se encaixa numa estratégia do CEO, o português Carlos Tavares, que concedeu 10 anos a cada marca para que provassem sua viabilidade no mundo. Passados dois anos nem todas as marcas tem o mesmo sucesso no Stellantis. E algumas ficaram para trás, como a Alfa Romeo, Chrysler ou DS. A Ram é bem sucedida e se destaca no segmento das picapes de grande porte. Ficou na segunda colocação geral dos mais vendidos no mercado norte americano em 2022.

No mercado brasileiro, foram quase 6 mil unidades comercializadas em 2022. Extraoficialmente, sabe-se que uma nova Ram de tamanho médio fará companhia à bem sucedida Toro. Nesta semana, em dois dias de utilização com 500 quilômetros rodados a Ram Classic mostrou nítida evolução tecnológica e comportamental. Dotada de motor V8 aspirado com 400 hps, expande o conceito de "gigante gentil" que está no DNA da Ram. A picape tem tamanho avantajado (5.916 mm de comprimento. Entre-eixos de 3.570 mm, largura 2.017 mm e altura de 1.97 0mm); mas supreendente suavidade de marcha.

As medidas servem perfeitamente aos astros do NBA que são clientes da Ram. Mas não apavoraram a estatura de 1,75m do piloto de testes do CP, que utilizou o providencial estribo retrátil, colocado nas laterais da picape. Sem estribo, a entrada exigiria malabarismo que poderia levar o piloto à ``fisioterapia``. É uma brincadeira, mas o tamanho avantajado da Ram exige na cidade brasileira de ruas estreitas condução atenta todo o tempo. Felizmente, há câmera de rastreamento em 360º, que detecta veículos, pedestres, obstáculos próximos. O uso urbano é possível e prazeroso.

O motor HEMI com 400 hps, acoplado a câmbio automático de 8 marchas, volante com assistência elétrica e esterço preciso; e suspensões muito bem calibradas propiciam comportamento de carro de luxo. Quer ir além? Ali estão os “modos de tração” 4x2 e 4x4 com gerenciamento eletrônico. Estes oferecem uma grande capacidade no fora de estrada. Apesar de todo refinamento estético e competência dinâmica convém lembrar que picape é “bem de produção” e nada impede que a Ram leve Bezerro, soja e outras cargas na sua caçamba.

Nos Estados Unidos, a Ram esta nas regiões rurais e pode “pegar no pesado”. Na freeway vazia a caminho do litoral, lembrou dos grandes espaços da “terra natal” onde fica a vontade. Foi um momento de reflexão da grandalhona. Voltaria à cidade, não daquelas largas avenidas de Houston no Texas ou Scottsdale no Arizona. E a estátua na cidade também não homenageia o “cowboy”.


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