Test-drive: Renault Kardian apresenta performance superior

Test-drive: Renault Kardian apresenta performance superior

Produto da “Renaulution” tem diferencial estético e tecnológico

Renato Rossi

Grafismos e cores vibrantes fazem parte da proposta de design

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Foram 10 dias em teste com o Kardian cedido pela Renault do Brasil através da profissional Iesa Renault. Um período de utilização que confirmou que é superior este fruto da "Renaultution". A nova estratégia global lançada em 2022 pelo CEO Luca de Meo. A "Renaulution" recupera a imagem e mercado na Renault no mundo. O consumidor sente o diferencial estético e tecnológico de veículos da nova geração superiores, principalmente na dirigibilidade.

No Kardian, o diferencial está na nova plataforma RGMP ou "Renault Group Modular Platform". Que gera uma dirigibilidade precisa, agradável, objetiva. O Kardian é obediente ao comando do motorista em diversas circunstâncias. É o SUV que faz curvas rápidas sem "rolling" ou rolagem lateral da carroceria. As frenagens são precisas, sempre mantida a estabilidade direcional.

Interface multimídia e recursos eletrônicos são destaque no interior | Foto: Renault / Divulgação CP

Na "freeway" encharcada e sujeita a "aquaplanagens" na velocidade legal, o Kardian foi e voltou ao litoral mantendo um alto nível de estabilidade direcional. O Kardian integra um excelente conjunto de suspensões que, embora não sejam imunes a pavimentos degradados, são precisas e confortáveis e transmitem ao motorista a tão desejada impressão do "carro seguro".

A engenharia mundial da Renault não compactua com aquele enganoso conforto que distancia o motorista da "verdade" dos pavimentos enganosos e traiçoeiros. O Kardian "sente" por onde anda, sem gerar incômodos a bordo. O alto nível de rigidez torsional da plataforma e suspensões com grau de esportividade tornam a condução prazerosa e segura todo o tempo.

O motor 1.0 turbo com 120 hps tem potência de sobra e torque forte de 20.4 kgfm com gasolina e 22.4 kgfm com etanol. É derivado do excelente 1.3 turbo com 170 hps que resultou da parceria entre a Renault e Mercedes Benz. E tem a mesma "arquitetura" do 1.3. Com variador de fase nos comandos de admissão e escape, injeção direta e tratamento para redução de atritos das partes móveis. É absolutamente silencioso e mostra uma surpreendente linearidade do torque das baixas às altas rotações.

Traseira mantém identidade Renault, mas com inovação | Foto: Renault / Divulgação CP

O câmbio com seis velocidades, dupla embreagem tem controle eletrônico. Os "paddle shifts" nas laterais do volante não são "enfeite": as trocas sequenciais das marchas através dos "paddle" são reais e não virtuais como nos chatíssimos câmbios CVT. Então pode-se conduzir o Kardian esportivamente através dos "paddles".

Belo por fora e por dentro, o Kardian é bem equipado: seis airbags, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de distância segura. Mas o melhor está na dirigibilidade superior que coloca o Kardian à frente de vários "rivais". Cuidado Pulse.


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