Uma GM eletrificada

Uma GM eletrificada

Presidente mundial da General Motors apresentou a tecnológica plataforma Ultium

Renato Rossi

publicidade

A presidente mundial da General Motors, Mary Barra, abriu o CES, em Las Vegas (EUA), na quarta-feira. O Consumer Eletronic Show (exposição de consumo eletrônico) é a feira tecnológica mais importante do mundo, ao menos para a indústria automotiva. É a passarela onde os “modelos” são os chips, motores elétricos, softwares inovadores e veículos eletrificados. A edição 2022 é o lugar onde a GM apresenta a tecnológica plataforma Ultium, que irá equipar todos os carros elétricos da marca a partir deste ano. A estrutura é mais leve, totalmente modular e ultrarresistente. E estará em elétricos de ampla acessibilidade.

Mary não esteve “ao vivo”, pois a montadora não exporia a sua principal executiva num ambiente cheio de gente. E foi do teatro Fox, um lugar histórico de Detroit, que ela fez a apresentação de uma nova General Motors, voltada totalmente à sustentabilidade. Segundo a presidente, a GM será neutra em carbono até 2040. Também terá 30 modelos elétricos no mercado global até 2025, incluindo o Brasil. A dirigente afirmou que a empresa passou de montadora de veículos à provedora de “plataformas inovadoras”. E plataformas num sentido mais amplo são bases para produção de novas tecnologias e associações com outras marcas fora do circuito do automóvel como a francesa Liebherr-Aerospace, conhecida pela produção de motores elétricos de aviões. 

Mary ainda referiu as fábricas de baterias nos estados de Ohio e Tennessee ao custo de muitos bilhões de dólares. A GM não quer depender da fabricação externa de baterias que podem prejudicar sua produção de carros. É lógico que a super capaz executiva da GM vislumbra no Ocidente um grande mercado para o elétrico. Enorme.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895