Volvo XC40 Recharge, uma aventura cultural

Volvo XC40 Recharge, uma aventura cultural

Renato Rossi

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Um teste de rodagem realizado em dois dias com o Volvo XC40 Recharge. É a versão elétrica do Volvo XC40 híbrido já testado em 2020 no Blog Carros & Motos. Esta versão elétrica custa R$ 408 mil. Mas quem investe num XC40 Recharge tem retorno imediato. Nos primeiros quilômetros rodados sente-se a solidez do conjunto plataforma e carroceria. Há competência nas suspensões e no esterço preciso do volante. 

O torque dos dois motores elétricos logo surge, e o XC40 quer correr como “cavalo em cancha reta”. Melhor ter “rédea curta” num SUV que faz de zero a 100 em 4.5 segundos e supera os 230 quilômetros de velocidade máxima. O silêncio absoluto no habitáculo é o diferencial do veículo elétrico, que estará aos milhões nas ruas do mundo uns quatro anos à frente. Então teremos cidades silenciosas, finalmente.

No trânsito tenso e agressivo, o XC40, com seu passo suave e silencioso, era uma espécie de  “oásis”. Um ninho aconchegante em meio à selva de pedra. Se quiser quebrar o silêncio, basta acessar o ultrasofisticado sistema de som da famosa  Harman Kardon, que produz uma   experiência sonora fascinante. 

A análise do XC40 leva em conta a sustentabilidade. É conceito fundamental para a Volvo. A bela Estocolmo, envolta em água limpa, tem uma das maiores frotas elétricas do mundo. E os suecos são preservacionistas por natureza, o que se reflete nas ações globais da Volvo. Que monta no Brasil uma “rota elétrica” de 3.000 quilômetros com 100 pontos de recarga para os carros elétricos. 

Na Europa e nos Estados Unidos, a Volvo se junta a governos no estabelecimento também de  redes de recarga. A montadora quer estimular no mundo o uso do elétrico. E já faturou muitos bilhões de dólares no sucesso deste XC40 Recharge em mercados hegemônicos como Europa, China e Estados Unidos. No Brasil, o XC40 elétrico é o Volvo mais vendido, o que garante a permanência da marca no país. 

O XC4O Recharge foi lançado na Europa no final de 2019  e se tornou logo o preferido da imprensa especializada e dos consumidores preocupados com a preservação ambiental. O modelo tem dois motores elétricos instalados nos eixos dianteiro e traseiro que geram o equivalente a 408 HP. O torque é de 67.3 kgfm. Tem 2.200 quilos  e dimensões compactas que facilitam o uso urbano: 4,42 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 2,70 metros de entre eixos e 1,65 metro de altura. Há espaço de sobra para quatro ocupantes. É generoso o porta-malas com 452 litros, o que atrai a família. 

Quem dirige o XC40 deve ter cuidado com as acelerações bruscas devido ao torque fortíssimo gerado pela corrente contínua. O pé direito “afundado” de repente pode gerar a temida saída de frente com perda do controle direcional. Mas carros elétricos, em geral, exigem uma nova forma de dirigir, suave, sem acelerações bruscas.

E a alta velocidade reduz dramaticamente a autonomia do XC40 Recharge, que é de 416 quilômetros. A autonomia  dependerá da maneira de conduzir o utilitário. Por exemplo, a 130 km/h se terá menos de 300 quilômetros de autonomia. As baterias de íon lítio gastam mais energia em sobrecarga gerada pela alta velocidade. 

O XC40 tem um sistema bacana de regeneração de energia que é ativado por sensores no pedal de aceleração. Quando se “tira o pé”, automaticamente, entra em ação o  regenerador  de energia gerada pela frenagem gradativa. Não espere a inércia do veículo normal ao tirar o pé do acelerador. No XC40 a frenagem regenerativa é muito útil na ampliação da autonomia. 

No teste urbano  foi respeitado um limite do bom senso de 60 quilômetros horários. Na freeway, o limite legal de 110 km/h. Não há conta-giros para um motor elétrico de corrente contínua.  Mas pode-se usar o termo das análises de motores a combustão da linearidade do torque. É impressionante como, com pouca pressão constante no acelerador, o torque poderoso é “domesticado” e se transforma em prazer de condução.

Destaque para o acerto das suspensões: MacPherson na dianteira e Multilink na traseira. No  interior prevalece o minimalismo e refinamento  do design sueco que não admite excessos. No painel digital geométrico a central de 10 polegadas contém todos os comandos de dezenas de sistemas voltados à segurança, otimização da performance e ao entretenimento. Através do sistema de voz, se pode perguntar sobre diversos temas que a assistente virtual robótica de voz agradável responde. 

Depois de 170 quilômetros rodados na volta à revenda Volvo, o gasto energético era de 50%. A autonomia superaria os 430 quilômetros. Estar a bordo do XC40 Recharge foi uma aventura cultural que projetou um futuro possível. 


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