1989 - 30 anos de vida

1989 - 30 anos de vida

Discos lançados em 1989 que me marcaram

Chico Izidro

publicidade

Dois mil e dezenove está chegando ao final. E de repente me dou conta que neste ano se comemoram aniversários de discos icônicos para a história do rock. São 30 anos de vários clássicos. A seguir uma lista daqueles que me marcaram nestes anos todos. Ontem foi feita a lista dos discos de 1979, hoje de 1989. Alguém aí tem mais lembranças? 

"Fabulous Disaster" - Exodus
Conheci o Exodus, minha banda preferida de Metal, em 1986, com o "Bonded by Blood", lançado no ano anterior. Mas a banda me fisgou de vez quando assistia ao "Fúria Metal", da falecida MTV Brasil, e apareceu o clipe de "Toxic Waltz", do "Fabulous Disaster", segundo disco do grupo com Steve Zetro Souza nos vocais. O que é aquele solo do Gary Holt?

Exodus - The Toxic Waltz: https://www.youtube.com/watch?v=YcfIGok1mMI

"Beneath The Remains" - Sepultura
"Beneath the Remains" é o quarto álbum do Sepultura e tem simplesmente "Inner Self". Ponto.

Sepultura - Inner Self: https://www.youtube.com/watch?v=8wL8GjSeo3M

"Extreme Agression" - Kreator
Em algum canto de minha casa se encontra este disco do Kreator, "Extreme Agression", quarto álbum de estúdio da banda alemã. Escute Betrayer. Pancadaria total.

Kreator - Betrayer: https://www.youtube.com/watch?v=hWPXcTR2NiM

"The Real Thing" - Faith No More
Ganhei este disco dos colegas de faculdade no meu aniversário de 24 anos, em 1990. "The Real Thing", do Faith No More. E quase furei, de tanto escutar faixas clássicas como "From Out of Nowhere", "Falling to Pieces", "War Pigs", sim, cover do Sabbath, e a melhor para mim: "Surprise! You're Dead!".

Faith No More - "Surprise! You're Dead!": https://www.youtube.com/watch?v=-BGrFku2itk


"Handle With Care" - Nuclear Assault
A banda de thrash Nuclear Assault me foi apresentada pela MTV Brasil (obrigado). "Handle With Care" é o terceiro disco e tem a pérola "Critical Mass".

Nuclear Assault - Critical Mass: https://www.youtube.com/watch?v=S7wntm7QVXQ

"Brasil" - Ratos de Porão
"Brasil" é o quarto álbum do Ratos de Porão e até haveria uma excursão com a banda tocando ele na integra, mas João Gordo ficou doente.

Ratos de Porão - Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=WvUJOzkHwMg

"The Seeds Of Love" - Tears For Fears
As tias fofinhas lançaram seu terceiro disco, "The Seeds Of Love", que contém as ótimas "Woman In Chains" e "Advice For The Young At Heart". Acompanhava o grupo britânico desde que surgiu, em 1983, com "Pale Shelter", que adoro até hoje.

Tears For Fears - Advice For The Young At Heart: https://www.youtube.com/watch?v=vBtzFOgKcv8

"Õ Blésq Blom" - Titãs
"Õ Blésq Blom" é o quinto álbum dos Titãs, lançado em 16 de outubro de 1989. E é um discaço, juntando repentismo nordestino com rock em faixas como "Introdução por Mauro e Quitéria". Tem ainda "Medo", "Miséria", "Flores", "O Pulso".  

Titãs - O Pulso: https://www.youtube.com/watch?v=1eixKc_6fbo

"Bleach" - Nirvana
Muita gente acha que o Nirvana estreou com o "Nevermind". Erro. O primeiro disco saiu em 15 junho de 1989 e tem a fantástica "Love Buzz" e "About A Girl". Vá atrás.

Nirvana - Love Buzz: https://www.youtube.com/watch?v=ZEh3mO9MPV0

"Pump" - Aerosmith
"Pump" marca o renascimento do Aerosmith. E tem uma grande balada, "What it Takes", que só fui descobrir ao comprar um DVD com clipes da banda...sem comentários.

Aerosmith - What it Takes: https://www.youtube.com/watch?v=CSnuQcFgvDo

"Theatre of Fate" - Viper
Em 1992 morava em São Paulo, na Vila Mariana, espécie de Cidade Baixa paulistana, repleta de bares e restaurantes. E uma noite entrei em um barzinho onde haveria um show de rock. E quem eu vejo na mesa ao lado? O pessoal do Viper batendo papo. Tímido, não fui falar com eles. Mas viva na memória a primeira vez que escutei "Theatre of Fate", na casa do Glauber, meu irmão e hoje vocalista do One of Them. O disco de 1989, ainda com Andre Matos no vocal, tem a poderosa "Living for the Night".

Viper - Living for the Night: https://www.youtube.com/watch?v=Ubx54-2gIrw

"Sonic Temple" - The Cult
"Sonic Temple" é o quarto álbum do The Cult, lançado em 1989. É uma continuação do álbum anterior, "Electric", que me foi presenteado pela galera do Tribunal de Justiça quando trabalhava lá em um aniversário. O disco de 1989 tem "Fire Woman", "Sun King", "Edie" e "Sweet Soul Sister".

The Cult - Fire Woman: https://www.youtube.com/watch?v=8g6h1vI4Xv0

"Steel Wheels" - Rolling Stones
A banda que me apresentou o Rock'n'Roll lançou em 1989 o seu vigésimo disco, em 28 de agosto. Foi o último com o baixista Bill Wyman, que no ano seguinte deixou a banda e foi cuidar de um bar em Londres. O vinil está lá na minha discoteca e tem "Mixed Emotions" e "Rock and a Hard Place". Não precisa mais. Obrigado, Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood, Brian Jones, Charlie Watts, Ian Stewart e Mick Taylor.

Rolling Stones - Mixed Emotions: https://www.youtube.com/watch?v=loNey3n6uuE

Ainda teve em 1989
"Practice What You Preach" - Testament
"Pornography" - Taurus
"Doolittle" - Pixies
"Disintegration" - The Cure
"Full Moon Fever" -  Tom Petty
"Dr. Feelgood" - Mötley Crüe
"The Miracle" - Queen
"Gutter Ballet" - Savatage

Leia os demais posts do blog 

Curta o Cena Rock também no Facebook e no Instagram


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895