"A Jaula"

"A Jaula"

Filme mostra ladrão sendo torturado psicologicamente por médico cansado de ser roubado

Chico Izidro

Chay Suede entrega uma das melhores atuações da carreira como o ladrão Djalma

publicidade

“A Jaula” é uma uma produção brasileira dirigida por João Wainer (diretor dos documentários “Pixo” e “Junho - o Mês que Abalou o Brasil”), e estrelada por Chay Suede e Alexandre Nero, sendo um remake do filme argentino 4×4. O longa discute questões como criminalidade, impunidade, justiça pelas próprias mãos. Reflexivo, dificilmente o espectador termina sem pensar em como a nossa sociedade está podre. 
Na trama, o jovem ladrão Djalma, interpretado por Chay Suede, vê a oportunidade de roubar um carro de luxo estacionado em uma ruazinha em um bairro de São Paulo. Após depenar o veículo, ele tenta sair e se vê preso, pois as portas foram travadas. Djalma entra em pânico, o celular fica sem bateria. E depois de horas o telefone do carro toca e ao atender, o ladrão escuta uma voz: "Quando entra alguém, eu consigo travar as portas à distância, pelo telefone. Aí não dá mais para abrir por dentro", avisa o interlocutor. 
"O carro é completamente blindado, à prova de som. De fora, ninguém vê. A única forma de você sair é usando a chave que, obviamente, está aqui comigo", afirma, sadicamente o doutor doutor Henrique, um ginecologista que já foi roubado mais de 20 vezes e vivido por Alexandre Nero. Então o carro vira uma prisão para Djalma, praticamente uma armadilha mortal. Os dois iniciam um embate e em certo momento não se sabe mais quem é o vilão e quem é a vítima da história. 
Rodado no final de 2018, "A Jaula" é meio promonitório em relação aos justiceiros surgidos depois da eleição de Jair Bolsonaro. "Filmamos bem na época da eleição presidencial e imaginávamos como seria o Brasil sob esse novo governo. Nossa aposta, infelizmente, se mostrou real, com Bolsonaro estimulando esses malucos a agir com vingança, a fazer justiça com as próprias mãos", afirmou o diretor João Wainer.
O suspense é mantido com vigor, mas só perde o brilho em sua parte final, com algumas cenas fora da realidade, forçadas demais. Mas as atuações tanto de Suede quanto de Nero, quase irreconhecível, são primorosas. 

Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=2WZE1seIwbg

Leia demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895