"As Histórias de Meu Pai"

"As Histórias de Meu Pai"

Filme mostra relacionamento abusivo entre pai e filho, com um leve tom de comédia

Chico Izidro

Andre vive em um mundo de fantasia, contando para o filho Émile suas peripécias, como campeão de judô, paraquedista, jogador de futebol e espião

publicidade

Baseado no livro de Sorj Chalandon, "As Histórias de Meu Pai" (Profession du père), dirigido por Jean-Pierre Améris, fala sobre um relacionamento abusivo entre pai e filho, com um leve tom de comédia. Mas que por vezes incomoda, trazendo desconforto devido a ótima atuação de Benoît Poelvoorde, que interpreta Andre. Ele vive em um mundo de fantasia, contando para o filho Émile (Jules Lefebvre) suas peripécias, como campeão de judô, paraquedista, jogador de futebol, espião, e, em especial, conselheiro do presidente francês Charles de Gaulle. 
A trama se passa no começo dos anos 1960, quando a França passava por uma crise, com as suas colônias lutando por independência. No começo, as histórias de Andre até fazem os olhos de Emile brilhar, mas com o passar do tempo, o garoto de dez anos vai notando que seu pai é abusivo e mentiroso. Quem sofre muito é a esposa e mãe Denise (Audrey Dana), que convive com um homem machista e autoritário. E em determinado momento, delirante, Andre incentiva o filho a cometer um crime. 
“O pai não quer destruir seu filho, nem apagá-lo. Ele quer arrastá-la para sua loucura, para um mundo de pura ficção, mas o que acaba sendo perigoso", afirmou o diretor. "udo isso para não ficar sozinho ali, para ter um amigo. Você precisa de um ouvinte mitomaníaco. Ele aparece como um herói aos olhos de seu filho, que quer fazer de tudo para estar à altura. E a criança não consegue perceber isso, ela não tem as ferramentas”, disse Améris. 
O cineasta conta que o livro é muito mais soturno, mas, para o filme, já no roteiro, ele mudou um pouco o tom, aproximando-se também da comédia. “Eu queria que o filme tivesse uma espécie de fantasia que ecoasse a loucura desse pai. Inventar sua vida, às vezes pode ser mais alegre do que a vida real”, revelou.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xzz-WeOtVLo

Leia os demais posts do blog

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895