"Belas Promessas" (Les Promesses)

"Belas Promessas" (Les Promesses)

Longa-metragem francês mostra a luta de uma comunidade nos arredores de Paris lutando para não desaparecer 

Chico Izidro

Isabelle Huppert interpreta Clémence, prefeita de uma cidade na Grande Paris, que está sofrendo com especulação imobiliária

publicidade

Em "Belas Promessas", dirigido por Thomas Kruithof, que assina o roteiro com Jean-Baptiste Delafon, a sempre elegante Isabelle Huppert interpreta Clémence, prefeita de uma cidade na Grande Paris, mas seu mandato está chegando ao final e ela espera abandonar a política. Mas o problema que a sua cidade é cheia de imigrantes empobrecidos e desempregados. 
E um conjunto habitacional no bairro de Bernardins está prestes a ser desocupado e destruído. Então seu chefe de gabinete, Yazid Jabbi (Reda Kateb), começa uma luta ferrenha para salvar o local. E naquele momento, Clemencé começa a ser cogitada para assumir um ministério, deixando de lado a sua batalha pelos moradores. Então o filme passa a ser mais de Yazid, que arregaça as mangas e parte para salvar a comunidade. 
"Belas Promessas" não é uma obra fácil de se assistir. É lento, com muitas conversas, em uma trama que para quem está acostumado com tiroteios e perseguições, será considerado chato. O importante é que ele traz à tona a luta de pessoas simples contra especulações imobiliárias. 
O diretor Kruithof explica que a política é onde tudo acontece, e, por isso, o tema de seu filme o atrai. “Depois das eleições presidenciais de 2017, me interessei pela coragem política e me pareceu que era ao nível local que ainda podíamos acreditar nela, mesmo que a trama do filme atravesse todos os estratos do espectro político”, destacou. 
Ele explica que o foco de seu filme não são, na verdade, as ideologias, mas o cotidiano das figuras políticas e suas ações concretas. “Em vez de contar histórias passadas das personagens, queria que estivéssemos logo com elas, queria as apresentar conforme a narrativa avança. Quando o público descobre o problema que têm de resolver, percebemos por pequenas pistas quem são, de onde vêm, um pouco como na vida quando conhecemos alguém”, completou. 

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=HIdb5Hub3uY

Leia os demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895