Cai muito bem

Cai muito bem

publicidade



“Como Nossos Pais”, o grande vencedor da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, levou para casa seis Kikitos: Melhor Filme, Melhor Direção (Laís Bodanzky), Melhor Ator (Paulo Vilhena), Melhor Atriz (Maria Ribeiro), Melhor Atriz coadjuvante (Clarisse Abujamra) e Melhor Montagem. A narrativa acompanha Rosa (Maria Ribeiro), uma mulher que entra em crise. Ao receber o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado, Maria Ribeiro declarou: “Eu sabia que este era o papel da minha vida”.


Apesar de ter trabalho como redatora, a protagonista adiou o sonho de ser dramaturga para cuidar das duas filhas. O marido (Paulo Vilhena) é um indigenista que vive envolvido com projetos em prol da preservação ambiental, mas não ajuda nas tarefas domésticas e na criação das filhas como a mulher gostaria. Para completar esse quadro, a mãe (Clarisse Abujamra, unanimidade em sua atuação elogiada para a crítica) de Rosa lhe revela, de supetão, que o homem (Jorge Mautner) que criou Rosa não é o seu pai biológico. Em meio a um turbilhão de emoções, Rosa questiona a sua vida e seus relacionamentos.


Além de abordar o tema da mulher na atualidade e, por consequência, a configuração das famílias contemporâneas, este filme também conquistou Gramado por trazer uma mensagem que sugere que vivamos sem tantas máscaras. “Não quero mais mentiras”, diz a personagem a certa altura do filme. O roteiro, assinado por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, traz esse anseio por sinceridade e transparência, em todos os sentidos da existência, o que parece cair bem no momento do Brasil atual.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895