Ciclos começam e terminam com fim do ano

Ciclos começam e terminam com fim do ano

publicidade

O filme "Noite de Ano-Novo", de Garry Marshall, une várias histórias que têm em comum o fato de se passarem em Nova Iorque no último dia do ano. Assim como fez em um de seus filmes anteriores, "Idas e Vindas do Amor", o diretor consegue conduzir várias histórias paralelas de forma eficiente e tem como ponto alto reunir, em uma mesma produção, vários astros do cinema.  A narrativa trata de sentimentos que são comuns a todas as pessoas, como o amor, a esperança, o perdão e o recomeço.
Entre estas situações inusitadas, está a de uma funcionária tímida (Michelle Pfeiffer) que se submete aos desmandos de um chefe insano e resolve dar um basta ao emprego. Ela acaba pegando uma carona de moto com o entregador vivido por Zac Efron, que por sua vez é irmão de uma adolescente (Abigail Breslin), a qual deseja dar seu primeiro beijo na noite de ano novo. Mas sua mãe (Sarah Jessica Parker) não quer que a jovem vá passar o réveillon com os amigos.

Em outro local da cidade, a história acompanha a supervisora (Hilary Swank) da descida da bola luminosa na Broadway, símbolo mundial da contagem regressiva para o novo ano. A executiva é pressionada a conduzir a festa sem nenhum erro. Festa que será acompanhada por vários dos personagens da trama. Também estão no elenco Sofia Vergara, Ashton Kutcher, Jessica Biel, Josh Duhamel e Katherine Heigl. O astro musical Bon Jovi atua e também canta, integrando as celebrações da virada.

Todo o final de ano também simboliza o fim e o início de ciclos, e o diretor explora essa questão mostrando que alguns nascem, outros morrem, outros se reencontram, alguns se perdoam e, enfim, o importante é amar. Nesse sentido, há dois casais prestes a ter um filho. Em outro hospital, um paciente terminal (Robert De Niro) é consolado por uma enfermeira (Halle Berry).
Alternando cenas de comédia romântica com momentos melodramáticos, de forma semelhante a "Idas e Vindas do Amor" (que aparece na forma de DVD no final), o filme cumpre sua proposta. Mas tem um lado um tanto piegas. Deixa, contudo, uma mensagem de esperança, de que sempre é tempo de recomeçar, o que pode ser positivo para esta época do ano.


Por Adriana Androvandi

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895