"Coração de Neon"

"Coração de Neon"

Filme mostra a periferia de Curitiba sob o olhar de um de seus moradores

Chico Izidro

O próprio diretor interpreta Leonardo, que ao lado do pai, Lau, dirige o carro apelidado de “Boquelove" pelas ruas da periferia de Curitiba entregando tele-mensagens de amor

publicidade

"Coração de Neon", é um filme brasileiro escrito e dirigido por Lucas Estevan Soares, de 32 anos. Além disso, ele interpreta o personagem principal e até mesmo compôs boa parte da trilha sonora do longa-metragem, que transcorre no bairro curitibano do Boqueirão. 
Na trama, Lucas interpreta Leonardo, que ao lado do pai, Lau, dirigem o carro apelidado de “Boquelove" pelas ruas da periferia de Curitiba entregando tele-mensagens de amor. E a dupla tem como sonho levar o carro para os Estados Unidos, onde Lau já esteve há alguns anos, mas acabou voltando para o Brasil, por causa da saudade da família.
Só que as coisas começam a dar errado, quando um dia ao entregar uma mensagem para uma garota, ocorre um mal entendido, e Lau acaba sendo morto por um marido ciumento. A partir daí, Leonardo passa a tentar desvendar a morte de seu pai, já que o assassino é um policial, que coloca a culpa na esposa. Então "Coração Neon" parte para o outro lado da moeda, discutindo violência doméstica e abuso sexual. 
A história de Fernando passa por altos e baixos, por ação, romance e drama. E o diretor acaba mostrando um retrato do Brasil com sotaque curitibano, através de gírias, costumes e a cultura  do bairro de Boqueirão, um dos maiores da capital paranaense. "É uma cidade (Curitiba) que, geralmente, é conhecida pelo cartão postal, pelos parques, pelos pontos turísticos e a realidade da cidade não é bem essa. Poder retratar esse bairro dentro de um filme é interessante porque levanta o questionamento e apresenta a verdadeira cidade. Sem fugir dos costumes, sem fugir da cultura do bairro, sem fugir nada do sotaque”, destaca Lucas. 
Conduzido por uma equipe 99% curitibana – com exceção da pós-produção – o longa é o primeiro lançamento da IHC (International House of Cinema), produtora independente que investiu recursos totalmente próprios para o projeto sair do papel. Em 2022, "Coração de Neon" recebeu prêmios no Festival de Moscou, no Festival Internacional de Houston e no FestCine Pedra Azul, além de ter sido muito aplaudido em Cannes.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=IQL1AdjFhSk 

Leia os demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895