"Criaturas do Senhor"

"Criaturas do Senhor"

Filme mostra mãe mudando sua atitude em localidade machista e retrógrada

Chico Izidro

Ailenn (Emily Watson) é uma mãe dividida entre proteger seu filho Brian (Paul Mescal), ou aceitar que ele cometeu um ato brutal

publicidade

"Criaturas do Senhor" (God's Creatures), direção de Anna Rose Holmer e Saela Davis, trata do machismo presente na sociedade, de forma dura e cruel. Na trama, o jovem Brian O'Hara (Paul Mescal), após uma longa temporada na Austrália, volta para a sua cidade, uma cidade irlandesa à beira-mar, que sobrevive através da indústria pesqueira. 
A sua mãe, Aileen (Emily Watson), trabalha na empresa local, e Brian é distante do pai, Con (Declan Conlon). Ele também reencontra em seu retorno um antigo amor de adolescência, a jovem Sarah (Aisling Franciosi). E será um fator forte envolvendo a garota que moverá o drama. 
Um dia, a garota procura a polícia e afirma ter sido estruprada por Brian. O rapaz acaba sendo levado a juulgamento, mas Aileen testemunha a favor do filho, dando um falso álibi a ele, que é absolvido. A partir deste momento, o filme começa realmente. O amor maternal de Aileen é inquestionável, até a hora em que toda a cidade está reunida no pub local.
Sarah entra no bar e o dono se recusa a atendê-la, e os demais frequentadores começam a debochar da jovem. Neste momento, Aileen percebe o quanto a comunidade é machista e o quanto as mulheres são menosprezadas.  Daí em diante, ela começa a mudar sua atitude, e questionar o quanto as mulheres sofrem. 
Detalhe: apesar do visual e da fotografia escura, o filme transcorre em tempos atuais e não no Século XIX ou no XX. Mas talvez seja intencional, mesmo, para mostrar que a sociedade patriarcal continua imperando, principalmente em regiões afastadas dos grandes centros. 
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xMVZacloa50

Leia os demais posts do blog

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895