Documentário de luz

Documentário de luz

publicidade

alampiaoO documentário "Lampião da Esquina", dirigido por Livia Perez, revisita o Brasil do final dos anos 1970, quando o clima opressor no Brasil por causa da ditadura militar, que já durava mais de uma década, sufocava a todos, principalmente a comunidade homossexual brasileira.


Então em 1978, época pré-Aids, um grupo de intelectuais e jornalistas criou o jornal alternativo "Lampião da Esquina", inspirado nas publicações Gay Sunshine, dos Estados Unidos, e o Pasquim, do Brasil. O Lampião levantava a bandeira da diversidade, com muito bom humor, mostrando o jeito de ser da comunidade guei, como eles grafavam.


Livia Perez conta a história do jornal através de várias entrevistas, principalmente com os criadores da publicação, entre eles o então repórter policial Aguinaldo Silva, hoje famoso pelas novelas que escreve para a Rede Globo, e outras personalidades homossexuais, como o cantor Ney Matogrosso, a cantora Leci Brandão e o cantor Edy Star, e Winston Leyland, editor do Gay Sunshine.


Os entrevistados relembram aqueles tempos, mas também fazem reflexões sobre o conservadorismo da época, as brechas na censura e o papel de libertação representado por um veículo dedicado aos gays, lésbicas e transexuais. Enfim, é mostrado um rico panorama daquele período.


Aos poucos, o jornal foi abrindo espaço para outros perseguidos, como mulheres, negros e índios. O Lampião focava bastante em temas como racismo, aborto, drogas e prostituição. A publicação, porém, foi minguando, devido a perseguições e desentendimentos entre seus colaboradores. Ele durou de abril de 1978 e durou por mais 37 edições, até 1981.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895