Humor a la Burton

Humor a la Burton

publicidade

O novo filme do diretor Tim Burton, "Sombras da Noite", é baseado na  clássica série cult homônima, "Dark Shadows", que foi veiculada entre os  anos 60 e 70. Como é de seu estilo, a estética do filme recai sobre tons  sombrios e góticos. Marca também o oitavo filme de parceria do cineasta  com o ator Johnny Depp, que protagoniza o filme. Também é o sétimo filme  em que Tim Burton integra sua esposa no elenco, a atriz Helena Bonham  Carter.

Este longa-metragem começa em 1752, quando a família Collins, com seu  filho Barnabas ainda criança, deixa a cidade inglesa de Liverpool para  tentar a sorte nos Estados Unidos. Eles se dão muito bem no Maine e fundam  uma cidade com vocação para a pesca, que ganha o nome da família,  Collinsport. Décadas depois, Barnabas já é adulto (Johnny Depp) e é um  herdeiro rico e poderoso. Seu erro é destroçar o coração de uma  empregada da casa, Angelique Bouchard (Eva Green), que, apesar da beleza, é  uma bruxa poderosa. Angelique amaldiçoa a família Collin e transforma  Barnabas em um vampiro. Para piorar tudo, o enterra vivo. Dois séculos  depois, Barnabas é libertado por engano de seu túmulo e entra num mundo  bastante diferente, em 1972. Ele volta à mansão Collinwood e descobre que  a sua propriedade, antes esplendorosa, agora está em ruínas. Lá vivem os  problemáticos membros da família Collins que restaram, liderados por  Elizabeth (Michelle Pfeiffer). E terá de enfrentar novamente a mesma bruxa  que lhe amaldiçoou e que ainda vive. Christopher Lee, consagrado por ter  interpretado "Drácula" diversas vezes no cinema, faz uma participação  especial em "Sombras da Noite".

Este filme tem sido criticado por passear por diversos gêneros e não  se aprofundar em nenhum deles. Se pode dizer, contudo, que apesar de pitadas  de terror e drama, é, antes de tudo, uma comédia. O humor se dá em  especial por Barnabas ter ficado enterrado por dois séculos e ressurgir na  década de 70, onde se vê cercado pelas mudanças da época, como a  ascensão da mulher no mercado de trabalho e doidões grupos de hippies. Com  uma direção de arte impecável e figurino divertido, é um filme para quem  curte humor negro.

Por Adriana Androvandi

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895