Luta contra a padronização

Luta contra a padronização

publicidade

converdivergenbertO thriller “Convergente” é o terceiro filme da franquia adaptada dos livros de Veronica Roth, precedido por “Divergente” (2014) e “Insurgente” (2015). Com direção de Robert Schwentke, esta sequência se passa, como os títulos anteriores, em uma Chicago futurista e cercada por muros. No primeiro filme, a protagonista Tris (Shailene Woodley) descobre quem ela é e quais suas habilidades. Também se rebela contra o sistema em que funciona a sociedade em que vive, dividida em cinco facções: amizade, audácia, abnegação, erudição e franqueza. Assim como os demais jovens da cidade, Tris teve de escolher um grupo para seguir e optou pela audácia. Mas logo ela percebe que não se enquadra nos conceitos impostos pelo governo local e por isso é considerada uma "divergente". No segundo filme, Tris e um grupo de apoiadores procuram colocar este sistema abaixo, enfrentando a manda-chuva do pedaço, a fria Jeanine Matthews (Kate Winslet).

Neste terceiro, após uma mensagem secreta ser revelada, Tris e seus companheiros tem como objetivo explorar o que há fora dos muros da cidade. Enquanto as facções passam a se enfrentar, o pequeno grupo de Tris fará descobertas sobre o que restou do planeta. Ela estará acompanhada do namorado Quatro (Theo James), de seu irmão Caleb (Ansel Elgort), das amigas Christina (Zoë Kravitz) e Tori (Maggie Q) e do dúbio Peter (Miles Teller).

Com o foco voltado para o público juvenil, a história aborda questões como a busca de identidade e uma crítica à eugenia. Amizade e romance também estão presentes, em meio a muitas cenas de ação que incluem a prática de esportes radicais e a estética dos games. Tendo semelhanças com outras franquias juvenis, como “Jogos Vorazes”, a série de filmes “Divergente” igualmente traz uma protagonista autêntica que se torna uma líder em um mundo distópico.

A produção acertou na escolha do elenco, levando o espectador a sentir naturalmente empatia pelo casal principal (Shailene Woodley e Theo James). E, se Kate Winslet já cumpriu sua etapa na trama, agora entra em cena o ator Jeff Daniels como um cientista misterioso que se mostra um aliado a princípio, mas pode não ser tudo o que promete.

Um dos problemas deste filme está no ritmo. A todo o momento, são apresentados desafios aparentemente insuperáveis que os protagonistas precisam enfrentar. Mas as soluções são encontradas muito rapidamente, sem causar maior surpresa. Mesmo para personagens com características especiais, nem tudo precisa parecer tão fácil. E o final definitivo da história? Só no que vem, com o quarto filme da saga: “Ascendente”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895