Luta pela sobrevivência

Luta pela sobrevivência

publicidade



O épico de guerra “Dunkirk” é baseado na história real da Operação Dínamo, também conhecida como Evacuação de Dunquerque (grafia em português). Este drama acompanha uma manobra militar ocorrida no início da Segunda Guerra Mundial, em 1940, no noroeste da França.


No período, os alemães vão avançando sobre o território francês e parte do exército dos Aliados fica encurralado em uma parte do litoral voltada para o Canal da Mancha. Enquanto franceses resistem em barricadas, milhares do soldados britânicos aguardam resgate, que deve chegar pelo mar. O longa-metragem recria, com impressionante realismo, este episódio do conflito, fazendo o espectador perceber a angústia de jovens soldados que enfrentam o frio da região, os poucos recursos do exército no momento e a dificuldade do resgate, visto que, mesmo que um navio chegasse, não havia garantias de que conseguiria cruzar o canal da Mancha, pois poderia ser atingido por bombas aéreas ou torpedos de submarinos.


A história se desenvolve, portanto, em terra, no mar e no ar. Aviões de combate da RAF (Força Aérea Real Britânica) assumem o combate ao inimigo no céu sobre o Canal da Mancha, na tentativa de proteger os soldados desprotegidos na praia e os navios que tentam atracar. A marinha britânica acaba convocando barcos de civis, a serem conduzidos por militares ou voluntários para uma ação desesperada, arriscando suas vidas numa corrida contra o tempo para salvar os sobreviventes.


"Dunkirk" apresenta um elenco composto por atores de diferentes gerações, investindo em jovens talentos como Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Jack Lowden, Harry Styles, Aneurin Barnard, James D’Arcy e Barry Keoghan. Entre os mais veteranos, estão Kenneth Branagh, Cillian Murphy, Mark Rylance e Tom Hardy.

O diretor que comanda este espetáculo visual é Christopher Nolan, famoso por “Interestelar”, “A Origem” e a trilogia “Batman - O Cavaleiro das Trevas”. O drama foi filmado em locações na França, Holanda, Reino Unido e Los Angeles. Além dos resgate histórico, o filme aborda a questão da luta pela sobrevivência, que, em situações extremas, pode trazer à tona tanto a solidariedade como a barbárie. Filmes como “Dunkirk” acabam por reforçar a máxima de que só cria uma guerra quem nunca passou por uma.


A trilha sonora, composta pelo mestre Hans Zimmer, auxilia na atmosfera de tensão. “Dunkirk” é excelente e desponta como um provável indicado ao Oscar, especialmente em categorias técnicas como direção de arte e som.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895