Mais do que voraz

Mais do que voraz

publicidade

O filme futurista "Jogos Vorazes - Em Chamas", de Francis Lawrence, é a sequência de "Jogos Vorazes" de 2012. Estas produções são adaptações dos livros homônimos da autora norte-americana Suzanne Collins, que formam uma trilogia destinada ao público jovem, mas que ganhou fãs de todas as idades.
Nesta trama, o que restou dos Estados Unidos após um cataclismo é chamado de "Panem" e foi dividido em 12 distritos. Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson) são do distrito 12, o mais pobre deles. Ambos foram enviados para a 74ª edição dos Jogos Vorazes, espécie de reality show em que dois adolescentes de cada distrito, considerados "tributos", devem lutar com jovens de outras regiões.
Após conseguirem sobreviver no primeiro filme, Katniss e Peeta voltam para suas casas como vitoriosos, o que lhes dá direito a uma nova casa e a uma situação financeira confortável. Mas como legado eles também trazem pesadelos dos momentos cruéis que viveram na arena dos "Jogos Vorazes". Para um espectador desavisado, é bom saber que,
para entender este segundo filme, que tem 2 horas e 30minutos de duração, é preciso ter visto o primeiro.
Nesta etapa da trama, Katniss e Peeta tem como como uma de suas obrigações como vencedores realizar uma "Turnê da Vitória" nos distritos. No percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição e que sua figura, devido ao seu comportamento nos jogos, se tornou símbolo de afronta ao governo, liderado pelo presidente Snow (Donald Sutherland). Nos distritos, pessoas da plateia fazem gestos que sinalizam uma revolução. Mas qualquer protesto é contido pela Polícia, enfatizando que a sociedade em que vivem é altamente repressora.
Para estancar a esperança que Katniss e Peeta despertam nos explorados de Panem, o presidente Snow prepara uma nova edição dos Jogos Vorazes, desta vez o "Massacre Quaternário", em que vencedores de edições anteriores irão lutar entre si. Desta forma, Katniss e Peeta são convocados a uma nova e mais terrível competição, igualmente exibida a ser pela TV.
Este longa-metragem é bastante fiel ao livro que o originou. A escolha do elenco também se mostra acertada. Entra neste episódio o sempre certeiro ator Philip Seymour Hoffman como Plutarch, o novo criador desta edição dos jogos. Outro acerto no elenco foi a escolha de Sam Claflin para o personagem Finnick, concorrente da protagonista nos novos jogos. Bonito e sedutor, ele carrega uma personalidade dúbia, deixando em dúvida tanto Katniss como o público se ele é ou não confiável. O ator é a versão perfeita do Finnick escrito no livro.
Esta história carrega em si uma crítica forte à exploração do sofrimento alheio em reality shows, que aqui se tornam uma espécie de briga de gladiadores high tech. Também revisita a importância dos protestos e manifestações populares contra regimes ditatoriais e centralizadores, o que, no caso do filme, ocorre em uma sociedade pós-apocalíptica, contudo, não é difícil encontrar eco na realidade atual.
Mas alguns detalhes que enriquecem o livro e poderiam ser incorporados à produção cinematográfica em rápidos diálogos fazem falta. Entre os exemplos, a importância do "Prego", mercado negro que abastecia o distrito 12 e é destruído; o amadurecimento da irmã de Katniss, Prim (Willow Shields), como enfermeira; e a relação ambígua entre amor e amizade entre a protagonista e Peeta. A tendência do cinema de cortar diálogos em prol do que pode ser dito com a imagem pode ser positiva, mas quando a edição é rápida e fragmentada há detalhes que podem passar despercebidos. Um exemplo é a cena em que Johanna fere o braço de Katniss e que só vai se entender o motivo vários minutos depois.
O final do filme é idêntico ao apresentado no livro (e um tanto torturante também), porque aguça a curiosidade do espectador sem dar-lhe um gostinho do que está por vir. Concluindo: este é mais um caso em que o filme é o bom, mas o livro ainda é bem melhor.
Por Adriana Androvandi

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895