"Missão de Sobrevivência" (Kandahar)

"Missão de Sobrevivência" (Kandahar)

Filme mostra espião norte-americano tentando escapar do Afeganistão após ter identidade descoberta 

Chico Izidro

Tom (Gerard Butler) conta com a ajuda do intérprete Mohammad Doud (Navid Negahban) para tentar escapar de território hostil

publicidade

O filme tem um título nacional genérico, mostrando a pouca capacidade das distribuidoras nacionais de escolherem um nome decente para uma obra cinematográfica - um dia ainda farei uma matéria sobre aqueles títulos absurdos dos anos 1980. Bem, dito isso, vamos para "Missão de Sobrevivência", no original Kandahar, que é uma cidade afegã. 
A trama segue o agente secreto Tom Harris (Gerard Butler), que em Qom, no Irã, infiltra um dispositivo nos cabos telefônicos da cidade, permitindo que a CIA hackeie uma usina atômica iraniana e a exploda. Feita a missão, é hora de Tom voltar para casa, a tempo de ir na formatura da filha. 
Porém, ele recebe uma oferta para uma nova missão feita pelo amigo Roman Chalmers (Travis Fimmel, o Ragnar do seriado Vikings), para se infiltrar na fronteira do Afeganistão com o Irã. O salário era atrativo, praticamente garantindo a independência financeira dele e de seus descendentes. E Tom ainda ganha a ajuda do intérprete Mohammad Doud (Navid Negahban). 
Porém, tudo dá errado quando os iranianos conseguem identificar Tom, que passa a ser perseguido pelo comando do país inimigo, além de caçadores de recompensas. Para escapar da morte certa, a sua única saída é tentar chegar a uma base americana em Kandahar, onde um avião o aguarda para levá-lo para os Estados Unidos.
"Missão de Sobrevivência", apesar de trazer Gerard Butler, que vem se especializando no cinema Brucutu, como protagonista, o mostra menos heroico como de hábito. Tom é um espião que se vê cercado de inimigos, sem poderes especiais, e contando apenas com suas habilidades especiais. O filme ainda humaniza os inimigos, mostrando as suas famílias e como sofrem com a perda de seus entes queridos, e não apenas dos americanos. 
As cenas são muito bem gravadas, movimentadas. A melhor talvez seja uma perseguição noturna de um helicóptero no meio do deserto, com Tom usando binóculos de visão noturna. Destaque também e que há pouco foi visto em outro filme, "O Pacto" (The Covenant), é a importância do trabalho dos tradutores locais nas zonas de conflito do Oriente Médio e Ásia.  

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tpkjXAeVVfg

Leia os demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895