Num dia ministros, em outro presos políticos

Num dia ministros, em outro presos políticos

publicidade

 

Depois do atentado às Torres Gêmeas em Nova Iorque, em 11 de setembro de 2001, muitos esquecem que a data de 11 de setembro relembra outro fato lamentável: o golpe militar no Chile em 1973, com a derrubada do presidente Salvador Allende.

O filme "Dawson Ilha 10", de Miguel Littin, acompanha um grupo de ministros e embaixadores do governo Allende que são levados para uma ilha gelada ao Sul do Chile, onde ficam em um campo de concentração. Uma das questões impactantes do filme é justamente essa: ilustres senhores, graduados e líderes, passam a ser tratados, de um dia para o outro, como criminosos.

Benjamín Vincuña interpreta Sergio Bitar, ex-ministro de Defesa que escreveu o livro "Isla 10", no qual o filme foi baseado. O título se refere ao fato de que, ao chegarem na ilha, os prisioneiros passam a não serem chamados pelo nome, mas por um número. Este longa-metragem apresenta, portanto, a realidade sofrida por vítimas de uma das mais violentas ditaduras da América do Sul. Levanta, ainda que superficialmente, a questão de a esquerda chilena ter se dividido ao invés de apoiar Allende, o que é representado em determinada cena. Além do valor histórico do filme, também é interessante observar como aqueles homens criaram esquemas para burlar o tédio e a insanidade. Uma narrativa que se revela uma aula de história e de humanidade.

Por Adriana Androvandi

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895