"O Colibri" (Il Colibri)
Filme italiano segue a vida de um homem durante mais de seis décadas
publicidade
"O Colibri" é um filme italiano dirigido por Francesca Archibugi, e que tem como protagonista Marco Carrera (Pierfrancesco Favino), conhecido como "Colibri”. A trama percorre sua vida desde a infância até a idade adulta, cercada por amores, perdas, tragédias.
A diretora, que que também assina o roteiro com Laura Paolucci e Francesco Piccolo, teve como fonte o romance homônimo de Sandro Veronesi (“Caos Calmo”). “Amei muito o romance e queria ser fiel a ele e, ao mesmo tempo, o usei como material pessoal, porque é assim que me sinto. O livro é estilisticamente aventureiro e queríamos não só entrar na aventura, mas também a reinventar”, afirmou Archibugi.
A história começa em 1970, mostrando Marco ao lado dos pais e o irmão Giacomo (Alessandro Tedeschi), e os dois são apaixonados pela mesma jovem, uma francesa, Luisa (Bérénice Bejo). E em um verão no litoral, a família sofre uma tragédia, quando a irmã deles, Irene (Fotini Peluso), acaba tirando a própria vida. E a lembrança dela vai marcar o jovem e depois homem. E já adulto, ele casará com Marina (Kasia Smutniak), uma mulher com sérios problemas emocionais, que colocam o protagonista em grandes situações de risco.
Não é um filme fácil, requer atenção. Pois a narrativa tem saltos temporais, indo ao futuro, voltando ao passado, passado no presente. "O Colibri" é, então uma gama de situações da vida de Marco, que passam pela infância, juventude, o início da vida adulta, sua maturidade e a velhice, mas não necessariamente nesta ordem (mas não nessa ordem), das mais de seis décadas da vida do protagonista.
Merece destaque ainda a trilha sonora, que tem até The Clash, com o clássico "London Calling", e a reconstituição de época. E nisso, o cinema italiano é mestre, em recriar roupas, móveis e outros materiais do passado.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rMOuFiuL-EU