Sem crime

Sem crime

publicidade

carol1O filme é baseado em livro lançado por Patricia Highsmith em 1950 sob o pseudônimo de Claire Morgan. Claro, a trama é forte e para aquela época completamente contestatória. Em "Carol" (Carol), dirigido por Todd Haines, vemos um relacionamento lésbico entre a dona de casa Carol Aird (Cate Blanchett) e a vendedora de uma loja de departamentos em Nova Iorque Therese Belivet (Rooney Mara).


Tudo começa quando Carol vai comprar um presente de Natal para a filha pequena e conhece Therese. Aos poucos, as duas vão criando uma amizade - e Carol ainda está se separando do marido, Harge (Kyle Chandler). O problema é que Carol tem um passado onde já havia tido um relacionamento homossexual. E isso é motivo para que ela possa perder a guarda da filha. Ainda mais que estamos nos anos 1950, cuja reconstituição de época é primorosa, e em que a sociedade ainda não estava pronta para aceitar este tipo de amor.


Então assumir o relacionamento não era fácil. E sendo que tudo é novo para Therese, que se sente compelida a ir para os braços de Carol, mesmo que não se sinta lésbica. As cenas de amor entre as protagonistas não são agressivas para olhares mais conservadores. É tudo mostrado com delicadez.


Cate Blanchette está ótima no papel da mulher de sociedade que não consegue segurar seus impulsos, mesmo que isso custe perder tudo o que conquistou. E Rooney Mara vai ganhando fôlego ao longo do filme. Ah, não é spoiler, mas por ser um filme baseado em história de Patricia Highsmith, fica-se esperando que ocorra algum crime. Que não acontecerá.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895