Sombras realistas

Sombras realistas

publicidade



 

"A Superfície da Sombra", novo filme do diretor gaúcho Paulo Nascimento é realmente um thriller fantástico rodado no extremo sul do país em duas cidades com o mesmo nome - Chuí (Brasil) e Chuy (Uruguai). Com rigor estético, o diretor construiu a trama em um cenário escolhido para apresentar a jornada de um forasteiro (vivido pelo ator Leonardo Machado). Documento histórico, o filme também aposta em consolidar, na tela, o portunhol, mescla do português com o espanhol, que se ouve muito nas cidades fronteiriças ao Brasil. A própria apresentação do filme explica: essa característica linguística, presente em 17 mil quilômetros de divisas no continente sul-americano, faz da produção o primeiro filme brasileiro totalmente falado em portunhol. 

 Paulo Nascimento que, recentemente, lançou outro longa, "Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos", já recebeu prêmio de melhor diretor no 37o. Festival de Cinema de Gramado pelo filme "Em Teu Nome", também protagonizado por Leonardo Machado, ao lado da atriz Fernanda Moro. Agora, em "A Superfície da Sombra", Nascimento se vale de uma adaptação do livro homônimo do escritor gaúcho Taylor Diniz, assina também o roteiro, e propõe um diálogo com questões primárias do homem moderno. Trata de distanciamento e solidão, desvenda o passado e o pensamento latino-americano. O espectador pode encontrar na tela uma representação  da realidade da fronteira do Brasil, retratada em uma pequena cidade que não separa, mas une culturas distintas.

Vale também a presença do ator uruguaio Cesar Troncoso (de "O Vendedor de Sonhos" e "O Banheiro do Papa"), no papel de um dublê de coveiro e cantor de tangos; e a direção de fotografia de Renato Falcão - brasileiro radicado há 20 anos em Nova Iorque e responsável pela fotografia de sucessos internacionais, como "A Era do Gelo", "Rio" e "O Touro Ferdinando"

 

Entre outras qualidades, as produções de Paulo Nascimento e sua Accorde Filmes está o fato de trabalhar com recursos de inclusão e, neste caso com  recursos acessíveis no Movie Reading - um aplicativo de audiodescrição, legendas e língua de sinais sincronizadas pelo celular ou tablet, inclusive nas salas de cinema. 

A trama explicada: gira em torno de Tony (Leonardo Machado), um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para ver uma amiga que está à beira da morte. Ele não chega a tempo, mas encontra Blanca (Giovana Echeverria), com quem inicia uma relação imprevista. Ele se depara com uma cidade repleta de pessoas estranhas e acontecimentos misteriosos, tentando encontrar sentido nesse lugar. Mas o protagonista se envolve em uma rede de intrigas marcada por muitos enigmas locais. A fronteira é um limite, porém sem limites, onde é difícil diferenciar o que é ou não real. Tony acaba se perdendo, ou se encontrando ao longo de uma jornada onde não há diferença entre ele e suas almas.  


Uma viagem quase onírica, por uma realidade fronteiriça, entre o real e o imaginário, com uma pitada de vida cotidiana. Vale ver....


[embedhttps://www.youtube.com/watch?v=r4HHwrGlBUA%20[/embed

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895