Suspense no ar

Suspense no ar

publicidade

Liam Neeson encara uma verdadeira aventura, com trama que se revela no tempo certo em “Sem Escalas”, que já está nos cinemas. Dirigido por Jaume Collet Serra (o mesmo de “Desconhecido” e “A Órfã”), o filme leva o cinéfilo a acompanhar um policial federal (Neeson) que precisa entrar em ação no meio de um voo comercial entre cidades norte-americanas, para impedir um grande desastre. Mas, como em bons filmes de suspense nem tudo é o que parece, as verdades vão surgindo aos poucos, em uma trama que cresce em dramaticidade, com uma atuação intensa do ator irlandês, que já incorporou personagens nervosos, envolvidos em situações-limite, como as vividas nos filmes “Busca Implacável” e “Perseguição”.

Neeson, nascido William John Neeson, na Irlanda, atualmente com 61 anos, diz ter-se envolvido no jogo de adivinhação que se desenrola na tela em “Sem Escalas”. E não é para menos. A trama é do tipo “será que é ele o culpado?”; “será ela a bandida?”, com perguntas incessantes e que acompanham o espectador em todos os momentos da ação dentro da aeronave que realiza o voo transcontinental.

Neeson interpreta com frieza e inúmeros trejeitos que dão ao agente aéreo Bill Marks um ar paradoxal de profissionalismo e desequilíbrio. Durante o voo internacional de Nova Iorque a Londres, seu perfil psicológico e profissional vai sendo apresentado com realismo. Ele recebe uma série de mensagens de texto pela rede segura do avião, exigindo que a companhia aérea deposite 150 milhões de dólares em uma conta corrente. “Até que a transferência esteja garantida, um passageiro do voo morrerá a cada 20 minutos”.

Cercado por poucas pessoas que Marks inicialmente acredita serem confiáveis — incluindo sua vizinha de poltrona, Jen Summers (Juliane Moore) —, o agente precisa usar cada detalhe de seu treinamento para tentar descobrir o assassino a bordo do avião. O ator diz que um dos desafios foi deixar a trama interessante mesmo gravando em apenas um cenário. “Sem Escalas” foi filmado durante dois meses dentro de um avião, em set construído em Nova Iorque. “Foi um desafio para os cineastas e o diretor de fotografia”, revelou em recente entrevista. Com orçamento de 50 milhões de dólares, o filme tem ainda as atuações de Anson Mount, Michelle Dockery, Lupita Nyong’o, Bar Paly, Corey Stoll, Scoot McNairy, Finise Avery, Jon Abrahams. O roteiro é de John Richardson e Chris Roach e vai num crescendo de tensão, perdendo, lógico, a intensidade, no momento final, como convém, para encerrar a trama.

 

Marcos Santuario

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895