Todos acham que sabem

Todos acham que sabem

Filme com Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darin é thriller de suspense com drama envolvente.

Marcos Santuario

Produção apresenta um olhar intenso sobre os relacionamentos mesclados com a tônica do suspense, da desconfiança e do thriller

publicidade

Vivemos em um contexto em que todos querem emitir opiniões, mesmo sem ser especialistas em cinema. O que torna ainda mais divertida a troca de olhares “pseudo críticos”. Sobretudo em épocas de Oscar, em que todos querem dar seu veredito.
Às vezes estes comentários causam risos, outras perplexidade. Com o filme "Todos já Sabem", de Asghar Farhadi, não é diferente. Permite os mais diversos comentários do senso comum.

Quando assisti ao filme de Farhadi, no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), em setembro do ano passado, percebi a reação da imprensa internacional presente na sala. Ocupando todas as poltronas, os colegas do mundo todo já davam a sensação do que aconteceria com o filme nas bilheterias. Ao colocar três nomes fortes da cinematografia contemporânea em cena, a produção nasce com uma promessa enorme de surpreender e envolver o espectador pelas grandes atuações esperadas. Trata-se de um filme de suspense psicológico espanhol-francês-italiano de 2018, escrito e dirigido pelo iraniano Farhadi e estrelado por Javier Bardem, Penélope Cruz e o argentino Ricardo Darin. Três feras de bilheterias. Estreou no Festival de Cinema de Cannes e foi lançado na Espanha em 14 de setembro de 2018. Quando avança a trama vai se apresentando como filme de suspense, complexificando as relações pessoais e apresentando as diferentes camadas narrativas de cada personagem e de cada ação. É o primeiro filme do diretor e roteirista iraniano Asghar Farhadi falado na língua espanhola, com produção de Pedro Almodóvar. O que também já gera alguns possíveis olhares.
Começa de forma intensa, logo vira thriller mais intenso que de seus longas anteriores (“O Vendedor”, “Uma Separação”) que tinham algo de mistério em meio a um drama naturalista e cheio de camadas. São vários os personagens que tomam conta da tela em uma dança de atuações ao redor dos três nomes fortes escolhidos pelo diretor. O cenário inicial é uma festa de casamento, em que todos são donos de algum interesse na trama. Um desaparecimento levanta todas as dúvidas possíveis. O ponto de vista dos personagens da forma aos ângulos escolhidos pela câmera.
O jogo de adivinhações criado com maestria é fomentado por um momento de falta de luz. Soluções simples normalmente se tornam elementos efetivos na mão segura de um realizador.
“Todos já Sabem” traz em si a essência da trama, mas também o aviso para que o espectador saiba o menos possível quando assista ao filme.
Ou seja, fuja de pseudo críticas que se dedicam a querer revelar elementos que certamente vão estragar seu prazer de entregar-se à obra cinematográfica.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895