Vida sem vida

Vida sem vida

publicidade

avida

 

Se você viu "Alien", de Ridley Scott, vai ser difícil encontrar grandes novidades em "Vida" ("Life"), de Daniel Espinosa (o mesmo de "Protegendo o Inimigo"). Nem mesmo as atuações de Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson e Ryan Reynolds salvam o filme da depressão e do dèjavu. Na trama de "Vida", seis membros da Estação Espacial Internacional estão prestes a descobrir provas de vida extraterrestre em Marte. No avançar do roteiro, a pesquisa do grupo tem consequências inesperadas, e o alienígena  passa por transformações, mostrando ser mais inteligentes do que ele poderiam prever.

Dos mesmos roteiristas de "Deadpool", Rhett Reese e Paul Wernick, o filme não apresenta quase nada de novo no universo das pesquisas espaciais, da vida dentro de uma nave, de pequenos conflitos pessoais e, durante a maioria do tempo um tal de "pega pega", entre a tripulação e o tal ser de Marte, que lembra muito o Alien de Scott. Claro que, a estas alturas da cinematografia mundial, o imaginário dos cinéfilos já está bem povoado com tantas aparições extraterrestres. E o alien de "Vida" não é sedutor o suficiente para romper barreiras e envolver a assistência.

Vale destaque do final, que deixa alguns minutos de dúvida sobre a verdade que espera o espectador no pouso das aeronaves. Em direções opostas. Os relacionamentos humanos criados e os laços possíveis na solidão do espaço são tão frágeis no roteiro que não permitem criar vínculos emocionais com as personagens. Diferente de tudo e distante do apresentado, tanto na saga "Alien", até "Gravidade", de Alfonso Cuarón.

Em "Vida", a tecnologia ganha visibilidade com holografias e equipamentos médicos, mas nem aí se explora uma saída dramática ou criativa para fazer brilhar os olhos e corações de quem estiver do lado da frente da tela.

Um filme sem vida. Com um rastro de luz no final do túnel. E só.

 

 

 

Rebecca FergusonOlga DihovichnayaAriyon Bakare Hiroyuki Sanada completam o elenco. Rhett ReesePaul Wernick, de Deadpool, são os roteiristas. Daniel Espinosa (Protegendo o Inimigo) dirige.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895