Woody Allen não vê de novo

Woody Allen não vê de novo

publicidade

 

Em seu novo filme e de novo numa incursão europeia, após Londres, Barcelona e Paris, o diretor Woody Allen priorizou a Cidade Eterna. Em "Para Roma, Com Amor", o nova-iorquino neurótico da gema também homenageou o italiano dos anos 1960 e 70, principalmente A Doce Vida e Roma de Fellini. Desta feita, Allen também optou por não contar uma história única, dividindo o filme em quatro núcleos. Não esqueçamos que na década de 1980, o excepcional filme do diretor, "Hannah e Suas Irmãs" mostrava várias histórias paralelas, mas que em determinado momento se cruzavam.

"Para Roma, Com Amor" mostra tramas totalmente independentes e são contadas as migalhas, com o resultado acabando por tornar-se irregular. Numa delas, talvez a melhor, Allen dá a redenção ao histriônico e patético Roberto Begnini. Ele vive Leopoldo, um funcionário comum de uma repartição, que de um dia para o outro vira uma pessoa famosa. Qual seu feito? Nenhum. Simplesmente é uma ironia de Allen com estas celebridades espontâneas da tevê, que não escreveram um livro, não fizeram um filme, não acharam a cura de uma doença. Apenas são famosos por serem. Simples. Qualquer bobagem que Leopoldo faça vira manchete. Como prefere o pão no café da manhã? Como faz a barba, se antes ou depois do desjejum... Um zero, como estes famosos da revista Caras.

Em outra história, fraca, o desajeitado Jesse Eisenberg, de "A Rede Social" e "Zumbilândia" vive Jack, um jovem arquiteto que conversa com seu "eu" 30 anos mais velho, Alec Baldwin, que também lhe serve de consciência. Mesmo morando com a namorada, Jack acaba por se apaixonar pela  insuportável e comum Monica (a chatinha Ellen Page, de Juno). O personagem de Baldwin está ali, onipresente, enquanto Allen tenta vender uma graça e beleza que Page definitivamente não possui. A trama chega perto de irritar.

Allen volta a atuar (não o fazia desde Scoop - O Grande Furo, de 2006) na história do agente funerário que tem uma bela voz e se mostra excepcional cantor de ópera. Mas só quando está debaixo do chuveiro. Então, Allen, um ex-diretor de uma gravadora especializada em óperas, decide produzir o espetáculo Il Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo. Claro que o sucesso só surge sob uma condição. E desta vez o diretor foge de seus tipo neurótico, mas mostra-se xenófobo e impaciente com os italianos.

E na última história, um casal do interior chega a Roma e se desencontra. Ela, Milly (Alessandra Mastronardi) acaba envolvendo-se com um ator canastrão de cinema, que só pensa em levá-la para a cama. E Antonio (o insosso Alessandro Tiber), sem saber onde encontra-se a esposa, depara-se com a flamejante prostituta Anna (Penélope Cruz) durante encontro com alguns parentes esnobes e conservadores.

Infelizmente, nada parece original em "Para Roma, Com Amor". Tramas requentadas e previsíveis. Alguns diálogos, porém mostram que Woody Allen permanece afiado. Porém como também estereotipa os judeus em obras anteriores, Allen o faz com os italianos. E algumas situações são por demais forçadas, como o encontro nas ruas de Eisenberg e Baldwin. O cineasta sempre repete, em suas entrevistas, que nunca vê seus filmes depois de finalizados. Por isso, se parasse para assistir "Para Roma, Com Amor", teria uma grande decepção.
Chico Izidro

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895