É hora de vestir o traje da organização

É hora de vestir o traje da organização

Especialista em moda dá dicas para organizar o guarda-roupa durante a quarentena

Lou Cardoso

Aproveitar a quarentena para garantir a organização do seu roupeiro é uma boa opção

publicidade

O friozinho do Outono já nos dá uma ideia do Inverno que está por vir. Tirar as roupas quentinhas do armário para lavar e tomar um sol é o próximo passo nessa estação. 

O coordenador e docente dos cursos de moda do Senac Novo Hamburgo, Orson Cândido Benedetto, afirmou que o momento de quarentena é bom para dar aquela olhada diferente nas roupas que estão saindo da estação. “Sempre é bom aproveitar esse momento para dar aquela desapegada, retirar dali aquilo que não vai ser mais usado, separar o que precisa consertar, enfim, é um trabalho que envolve um certo tempo, ideal para esse momento de isolamento social", afirmou. 

Segundo ele, as roupas que estavam guardadas precisam de sol e lavadas. "Roupas guardadas há muito tempo podem estar com poeira e outras sujeiras e causar alergias", disse. “Lembre-se também de limpar seu guarda roupa ou closet, e evite deixar fragrâncias e perfumadores dentro desses espaços, as traças adoram roupas perfumadas”, complementou o coordenador.

Benedetto também orientou para que as roupas de calor, aquelas que estão saindo da estação, passem por um processo de organização. "Separe-as entre roupas para guardar, higienizar, peças que precisam de conserto e aquelas que não foram usadas no último verão são ótimas para dar aquela desapegadas", indicou.

Peças precisam de sol. Foto: Reprodução / Pixabay / CP

Entre aquelas que precisam de algum tipo de conserto, estão as que precisam pregar botões, fechar pequenos buraquinhos onde a costura abriu, peças que precisam de barra ou ajuste na cintura, bolso furado que precisa ser costurado e por aí vai. "Essas peças podem voltar a vida com pequenos consertos que muitas vezes você mesmo pode fazer. Não tem essas habilidades? Procure uma costureira que faça isso e resolva mais tarde ou tente ver alguns tutoriais com dicas na internet e aprenda esses pequenos ajustes", orientou Benedetto. 

A hora do desapego 

Na hora do desapego, lembre-se: se você não usou a roupa durante uma estação inteira, dificilmente você irá usar ela novamente. Separe para doar essas peças. Pode ser para alguém da família ou alguma instituição. Por isso, doe apenas aquilo que está em condições de uso. "Peças rasgadas, encardidas ou estragadas não entram nessa, vão para o descarte", alertou o coordenador. 

Agora temos as peças que vão ser guardadas para o próximo verão. Garanta que elas estejam limpas e as separe por categorias, como calças, saias, shorts, camisetas, etc. Segundo o docente, você pode guardá-las em caixas armazenadoras ou de papelão, sacos de TNT, ou, se tiver pouco espaço, em embalagens fechadas a vácuo para diminuir o volume.

Hora de montar o look

Quando o assunto é a organização das peças de inverno, deixe aquelas que você costuma usar mais no dia a dia em uma posição que fique bem à mão, em prateleiras na altura dos olhos e gavetas com acesso mais facilitado. As que são menos usadas deixe em prateleiras e gavetas mais difíceis de acessar.

Conforme Orson, tente organizar também as roupas de forma que as peças da parte superior do corpo fiquem na parte mais alta do armário e as peças inferiores na parte de baixo. “Esse tipo de organização facilita na hora de compor um look”, lembrou o especialista em moda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895