Arruma aqui, joga fora ali...

Arruma aqui, joga fora ali...

publicidade

enhanced-30068-1393369606-3


Algumas pessoas adoram arrumar a casa, objetos, móveis e principalmente as roupas. As peças de vestuário são os principais itens que precisam estar em ordem. Já outras nem ligam tanto para isso, largam e perdem suas coisas dentro de casa e só vão encontrar novamente em um buraco negro. Mas, brincadeiras à parte, esta organização doméstica não precisa ser um bicho de sete cabeças. Recentemente, assisti a um vídeo da JoutJout em que ela fala sobre o livro de Marie Kond, "A Mágica da Arrumação", em que dá super dicas de como arrumar as suas coisas sem estresse. Ao pesquisar fiquei fascinada pela sua instrução mais simples: de que devemos manter ao nosso lado apenas os objetos que nos dão alegria. O resto é dispensável. Não é demais, isso?!

mkl

"Arrumar a casa não tem nada de prosaico: é uma decisão capaz de revolucionar nosso estilo de vida e mudar nosso modo de pensar. Ao organizar seus pertences, a pessoa reencontra seu foco e faz as pazes com ela mesma", disse a Marie em uma entrevista na televisão japonesa. Já posso dizer que estou amando-a. Então, pra deixar todas aquelas roupinhas em ordem (e a casa se você estiver disposta), vamos às dicas, que valem pra tudo!

O primeiro passo é descartar
Reúna todos os itens como roupas e livros, por exemplo, e faça uma limpeza sem dó. Se você não usou tal blusa nos últimos 30 dias, provavelmente nem pensará em sair com ela nos próximos 30. 60% daquilo que acumulamos é inútil. Desapegar é preciso!

montagem


Jogue fora tudo o que não te traz alegria

Só vale a pena guardar aquilo que foi usado e/ou tenha um valor sentimental de fato. Não guarde roupa por educação só porque foi um presente. Se não gostou, troque ou dê para alguém. Perca o medo!

Ainda no item sentimental
Deixe para arrumar álbuns e objetos de família por último, afinal esta parte mexe muito com os nossos sentimentos e acabam nos desgastando. Deixe para chorar as pitangas depois!

Silêncio
Arrumar a casa é um exercício de revisão interior. Qualquer ruído pode abalar a concentração necessária para a tarefa. Marie Kondo recomenda que ouça uma música instrumental amena. Mas se você preferir, pode ouvir outro tipo de música desde que não muita agitada. Que tal ouvir aquela banda que te inspire? Mas não muito alto, viu?

Arrume tudo de uma vez
Organizar a casa é uma revisão do nosso estilo de vida e do nosso jeito de pensar. Então se você começou a arrumar o seu quarto, não pare até terminar tudo. Se quiser, deixar o outro cômodo para outro dia, sem problemas. Mas sempre termine o que começou! Senão, ficamos frustradas.

Purchase this image at http://www.stocksy.com/706094

Separe as coisas por categorias

Não misture roupas, livros ou papéis em vários lugares da casa. Organize tudo em seus devidos lugares, assim você não faz uma nova bagunça futuramente, e nem perde foco na arrumação. Foco, amiga! 

Dê visibilidade às coisas
Empilhar as coisas é arrumar sem critério. Com o tempo você vai esquecendo no fundo ou em algum cantinho. Então organize com a lógica de uma biblioteca: faça com que todos os pertences fiquem acessíveis e à vista. 

Evite a intromissão dos outros
A presença de outras pessoas pode ter um impacto psicológico negativo pois eles não vão entender o seu atual momento de jogar as coisas fora. Nada melhor do que ter a casa só para você para esta limpeza total.

Siga uma rotina
Depois de toda arrumação, você terá que seguir uma nova rotina para não acabar bagunçando tudo de novo, não é? Então evite largar roupas e bolsas no chão ao chegar em casa e relaxe só depois de colocar cada coisa em seu devido lugar. Afinal de contas, dá uma alegria ver tudo tão bonitinho na sua casa. Eu botei em prática e a experiência valeu muito. Tente você também :)

por Louisiane Cardoso


Fotos: Reprodução / CP 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895