Dia do Idoso: Influenciadora mostra que moda é uma forma de expressão e não tem idade

Dia do Idoso: Influenciadora mostra que moda é uma forma de expressão e não tem idade

Mulheres cada vez mais chegam à maturidade com percepção de seu estilo e livres de preconceitos

Camila Souza

publicidade

Se as mulheres sentem pressão sobre como devem se portar desde a infância, os julgamentos sobre seus corpos e sua aparência só tendem a aumentar com o passar da idade. Para muitas pessoas, o certo é que os mais velhos se vistam de forma discreta, com cores neutras e sem mostrar o corpo. Existe também a pressão estética de se manter sempre jovem, que recai principalmente sobre o público feminino. São muitos padrões impostos pela sociedade para as mulheres idosas, mas isso está começando a mudar e cada vez mais elas chegam à maturidade com percepção de seu estilo e livres de preconceitos.

“Essa ideia de conter o envelhecimento está muito atrelada ao medo da finitude, mas somos cada vez mais longevos e podemos viver com saúde e com estilo aos 60, 70 ou 80 anos”, destaca Anerose Perini, professora de Moda da UniRitter. Um exemplo disso são as influenciadoras da terceira idade que esbanjam ousadia e expressão nas redes sociais, como Izaura Demari, de 81 anos.

Izaura é modelo e influenciadora de moda nas redes sociais há cerca de cinco anos. Uma de suas marcas são os chapéus, que aparecem em diversos modelos, cores e tamanhos no seu Instagram. Posando para fotos com salto alto, roupas coloridas e até maiôs, ela se tornou um ícone fashion e já acumula mais de 200 mil seguidores. “Muitas pessoas da minha idade não aceitam usar os chapéus e as roupas que eu uso. Mas eu me sinto bem”, explica. Nem os saltos altos são um problema para ela: “Sinto menos dor nas pernas usando sapato alto do que sinto com salto baixo”, afirma.

Para a docente de moda, pode até haver roupa apropriada para cada ocasião, mas não para cada faixa etária. “Nós amadurecemos, nossos corpos mudam e nossa percepção da moda também - o que buscamos dela, que pode ser mais irreverência ou mais praticidade”, avalia. O importante é se sentir confortável com o que está vestindo, e as tecnologias têxteis podem auxiliar, com peças e tecidos inclusivos para cada necessidade ou etapa da vida, como os calores da menopausa, que cada vez mais deixa de ser tabu e entra na pauta de assuntos cotidianos das mulheres e da indústria da moda.

Inspiração para todas as idades

A modelo Izaura mora em Florianópolis, em Santa Catarina, mas alcança pessoas do mundo inteiro e de todas as idades. Já recebeu convites até para festivais de moda internacionais, inclusive em Dubai. Além de um ícone fashion da terceira idade, ela se tornou inspiração - tanto para jovens como para idosas. Frases como “You are inspiration (você é inspiração)” e “Quero ficar assim quando eu crescer” estão entre os comentários que as seguidoras deixam nas fotos da influenciadora.

Fundamental na moda é o autoconhecimento: saber o que gosta de usar, o que expressa seu estilo e não se prender a estereótipos, adaptando as roupas para cada ocasião. “Não existe idade limite para usar minissaia, por exemplo. Dependendo do trabalho, talvez uma reunião não seja o local mais adequado, mas isso não é uma questão etária, é de adequação ao ambiente”, explica a professora Anerose .


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895