Especialista aponta naturalidade como tendência no mundo da beleza
capa

Especialista aponta naturalidade como tendência no mundo da beleza

Assumir os fios brancos e pouca maquiagem têm sido a preferência entre as mulheres

Por
Lou Cardoso

Progressiva e outros procedimentos para alisar os fios perdem espaço para os cachos e cabelos ondulados

publicidade

A tendência mais natural dos cabelos e das maquiagens ganha cada vez mais espaço entre as mulheres. A progressiva e outros procedimentos para alisar os fios perdem espaço para os cachos e cabelos ondulados.

O escurecimento dos fios também veio à tona, voltando para a cor de origem e com mechas. O platinado, por exemplo, também deve perder espaço, assim como maquiagens que não salientem a cor da pele. Assim como assumir os brancos naturais também está indo muito além da vaidade ou estética.

Segundo a docente do curso de Cabeleireiro do Senac Centro Histórico, Vitória Guimarães, a tendência para o mundo da beleza, seja em questão de cabelos e maquiagens, é apostar, cada vez mais na naturalidade. É se aceitar. "Para certas ocasiões, abusar de uma make e cabelos bem produzidos é o ideal, mas no rosto e na cabeça das mulheres, podemos perceber a naturalidade de uma pele bem cuidada, um cabelo bem tratado e uma maquiagem que mostre a beleza natural", afirmou.

Segundo Vitória, ao invés de peles super produzidas e cheias de produtos, deixando com um aspecto mais artificial, o ideal agora é optar pelo natural do efeito brilho saudável da pessoa. Esse efeito que tem tomado conta chama-se glass skin, onde pele, olhos e boca têm um aspecto molhado, sem esconder as imperfeições, sem marcar os contornos, olhos, boca e sobrancelhas, mas evidenciando os pontos fortes e investindo no glow, sem exagerar. "É super aconselhável investir em tratamentos de pele para conduzir essa opção", recomendou.

Tratamento dos fios

Para os cabelos, o ideal é abraçar os processos de tratamento dos fios, pois cabelos tratados, segundo a docente, ficam mais brilhosos, macios e sedosos. "Além de cuidar da saúde capilar, o tratamento embeleza os fios. Naturais e tratados ficam lindos em qualquer momento", comentou.

Porém, ainda há certas naturalidades que chegam acompanhadas com a idade que nem todo mundo acolhe com facilidade. Os cabelos grisalhos, por exemplo, homens e mulheres ainda podem ter dificuldades em assumir os fios brancos. No entanto, é cada vez maior o número de pessoas que os consideram charmosos.

Para esses que pretendem assumir os fios brancos, Vitória Guimarães, aconselha que para manter as madeixas grisalhas saudáveis e bonitas é muito fácil. "Hoje em dia existem muitos tipos de matizadores em shampoo, condicionador ou máscaras que deixam os cabelos com aspecto iluminado e tiram aquele amarelinho indesejável que pode aparecer", indicou.

A manutenção também pode ser feita tanto em salão, como em casa pela própria pessoa, desde que a hidratação seja intensa para manter os fios nutridos e saudáveis, alertou Vitória. Conforme a docente, o corte de cabelo é capaz de contribuir positivamente para quem quer manter o look grisalho: "É uma parte muito importante nessa etapa. Se ele estiver sempre alinhado, além do estilo, pode-se optar por um corte que evidencie os fios grisalhos".

O importante é que, no final das contas, assumir a naturalidade do seu corpo pode te proporcionar uma liberdade significativa. "Você é livre pra escolher ser como quiser, seja você mais jovem ou mais velho, homem ou mulher. O importante é ser você mesmo independente de qualquer coisa e de qualquer opinião", concluiu Vitória.