Estudante de Porto Alegre cria projeto de uniforme escolar sustentável

Estudante de Porto Alegre cria projeto de uniforme escolar sustentável

Alicia Ogliari, de 17 anos, propõe substituir os tradicionais uniformes de algodão por peças feitas a partir de garrafas PET

Camila Souza

publicidade

A Pan American School de Porto Alegre será a primeira escola do Rio Grande do Sul a adotar um uniforme sustentável. A aluna Alicia Ogliari, de 17 anos, apresentou um projeto que visa substituir os tradicionais uniformes de algodão por peças feitas com o plástico oriundo de garrafas PET, que após processo de reciclagem é transformado em fios de poliéster.

Inicialmente, a ideia foi desenvolvida pela aluna como produto de um projeto pessoal de conclusão do Middle Years Programme, um programa educacional do International Baccalaureate. Para implementá-lo na escola, Alicia contou com a parceria do Clube de Sustentabilidade da Pan American School, do qual é co-presidente. "Esse é um projeto que vem sendo desenvolvido ao longo de dois anos", explica. "Inicialmente, vamos produzir uma camiseta feita de 50% poliéster reciclado e 50% algodão orgânico. A ideia é que, no futuro, se estenda para outras peças do uniforme também", projeta.

As peças serão produzidas em parceria com a “Camiseta feita de PET”, empresa paulista especializada na produção de roupas em tecidos ecológicos. Ao longo de 11 anos, a empresa já removeu 6 milhões de garrafas PET do meio ambiente e também promove diversas iniciativas educacionais embasadas na sustentabilidade em eventos e escolas. O projeto piloto implementado na Pan American School de Porto Alegre vai analisar o interesse e o impacto da venda inicial dessas peças, com o objetivo de criar, posteriormente, uma linha de uniformes sustentáveis alternativos aos atuais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895