Marca de beleza cria competição de e-sports e incentiva protagonismo feminino no cenário gamer

Marca de beleza cria competição de e-sports e incentiva protagonismo feminino no cenário gamer

Focada em CS:GO, Taça das Implacáveis reuniu 90 mulheres divididas em 18 times

Camila Souza

publicidade

Mais de 90 meninas reunidas em 18 times participaram da Taça das Implacáveis, uma competição amadora de CS:GO lançada em setembro pelo Boticário. Nesta semana, foram anunciadas as equipes campeãs, Endgame e Mooncats, classificadas em primeiro e segundo lugar, respectivamente. O campeonato, focado em Counter Strike-GO, faz parte do Heroínas do Game, movimento criado pela marca para apoiar e promover o protagonismo feminino no cenário gamer. Entre as ações está a criação da Comunidade das Heroínas, canal do Boticário no Discord, que já é considerada a primeira e maior comunidade de beleza de uma marca brasileira dentro do aplicativo, contando com mais de 500 integrantes. 

Os brasileiros estão cada vez mais conectados com jogos eletrônicos. Na última Pesquisa Game Brasil (PGB), o número de pessoas que afirmam ter nos jogos a principal diversão passou de 57,1% em 2020 para 76,5% em 2022. Embora o interesse pelos games esteja aumentando, o cenário é oposto quando se trata das mulheres: a participação feminina vem caindo, de 54% em 2020 para 51% em 2022. Além disso, mesmo sendo a maioria, elas representam apenas 10% nos campeonatos de e-sports. 

Pensando em contribuir com a mudança dessa realidade, o Boticário construiu o movimento Heroínas do Game e a sua primeira grande iniciativa: o campeonato Taça das Implacáveis, competição que ocorreu nos dias 22 e 23 outubro de 2022, na plataforma da Gamers Club, apresentado e transmitido no canal da influencer Amanda “AMD” Abreu, personalidade influente no cenário de CS:GO. 

“Quando se é mulher, é difícil lidar com a sociedade como um todo, e no mundo do e-sports não é diferente. Porém, estamos conquistando espaços de qualidade, e acredito que o futuro desse cenário é sermos reconhecidas pelo nosso jogo, pelo nosso trabalho, seja ele coletivo ou individual”, destaca Vitória Castro, a “Vi” do time  Endgame.

Para Natália Silveira, a “nat1zão” da Mooncats, vice-campeã na competição, o campeonato oferece oportunidade de meninas, que ainda não são profissionais nesse cenário, serem notadas. “Não é só um jogo, é uma vida que construímos dentro do Counter Strike, seja pelas amizades, pelos treinos, seja pelas horas dedicadas. Sabíamos que não seria fácil, mas a confiança e empolgação das meninas fez tudo valer a pena para conseguirmos buscar o que estávamos dispostas”, complementa.

Além da competição, o canal do Boticário no Discord, chamado de Comunidade das Heroínas, também superou as expectativas. São mais de 500 mulheres e pessoas não binárias participando, tornando o canal a primeira e maior comunidade de beleza de uma marca brasileira. Entre as ações realizadas está o Boti Talks, que promove conversas intimistas sobre o cenário feminino de e-sports, além de mix de jogos variados com influencers e pró-players. “A presença dessas mais de 500 mulheres no nosso canal do Discord comprova a força feminina no game e a necessidade de comunidades específicas para esse público”, destaca Marcela De Masi, diretora de branding e comunicação do Boticário.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895