Nutricionista dá dicas de como celebrar festas de final de ano sem excessos na alimentação

Nutricionista dá dicas de como celebrar festas de final de ano sem excessos na alimentação

O equilíbrio é a chave, segundo Juliette Carvalho, do Sesc Lajeado


Camila Souza

publicidade

As festas de final de ano são momentos de reunir família e amigos para celebrar o amor e a união, e, tradicionalmente, esses encontros ocorrem em torno de uma mesa repleta de pratos típicos que são difíceis de resistir. De acordo com a nutricionista do Sesc Lajeado, Juliette Carvalho da Silva, a preocupação com o exagero na hora da ceia de Ano Novo, em função do ganho de peso, é uma realidade de muitas pessoas. Mas a especialista orienta que é possível, sim, aproveitar as delícias sem preocupação, seguindo algumas orientações básicas.

 A chave é manter o equilíbrio, segundo Juliette. “O ideal nesses momentos de ‘comilança’ é seguir uma rotina de alimentação normal e saudável durante o dia que antecede a ceia, com mais consumo de água e escolhendo alimentos que aumentam a saciedade, como fibras e proteínas, sem ‘chutar o balde’ no consumo de alimentos mais calóricos”. 

A nutricionista ressalta que a palavra equilíbrio não significa restringir a alimentação nos dias que antecedem a ceia com uma ideia de “compensação”. “Isso é errado! Alimentação restritiva só vai aumentar a vontade de comer alimentos mais calóricos e exagerar na ceia, o que não é positivo”, alerta. 

Para quem passou do ponto após a virada, na comida ou na bebida, Juliette recomenda chás digestivos e diuréticos, como o chá de hibisco, que ajudam a desinchar e eliminar o álcool consumido. Também é indicado beber muita água. “Por fim, não vale a pena ficar se culpando por ter comido mais que o necessário. Fim de ano é para ter momentos especiais. O importante é ter uma boa relação com a comida e recomeçar a cada dia”, afirma.

Confira a receita de suco digestivo de abacaxi e gengibre:

Ingredientes: 

- 2 rodelas de abacaxi
- 1 punhado de hortelã
- 2 lascas de gengibre
- 200 ml de água de coco
- 1 folha de couve manteiga

Modo de preparo: 

Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou com auxílio de um mixer. Sirva em seguida.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895