Oficina orienta como gastar com o que realmente importa para você!

Oficina orienta como gastar com o que realmente importa para você!

publicidade

Foto: Arquivo Pessoal / CP


  • Por Lou Cardoso


Atualmente só se fala em crise e crise em todos os lugares. Seja na política, na economia ou na vida, o foco está voltado para este caos no País. Porém, ninguém realmente está falando em como sair desta avalanche que se aproxima da gente. Pensando nisso, a coach financeira Leila Ghiorzi organizou a oficina Finanças Para Mulheres: Como Gastar Com O Que Realmente Importa Para Você que será realizado na Casa de Cultura Mário Quintana (rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico) no próximo domingo, a partir das 16h.

Segundo Leila, a oficina abordará como adequar os gastos pessoais, os motivos pelos quais não somos incentivadas a falar sobre dinheiro e o que realmente impede das pessoas prosperarem no setor financeiro. "O treinamento é focado em um público-alvo bem específico, de mulheres não familiarizadas com cálculos e gestão financeira.O objetivo geral é auxiliar as mulheres a organizarem as suas contas e adequarem seus gastos às suas prioridades, para que consigam protagonismo na sua própria atuação financeira", explicou.

Criadora do projeto "É da Minha Conta", Leila acredita que a educação financeira deve ser ensinada desde cedo. "Como não estamos acostumadas a falar sobre dinheiro, também não analisamos com o que gastamos nosso dinheiro. O que você faz com o seu dinheiro é mais importante do quanto você gera de renda", afirmou. "Isso porque a tendência é que quanto mais dinheiro você tenha, mais você gaste. Esse é o principal erro. Ganhar mais não necessariamente significa mais qualidade de vida, se você não souber cuidar bem do seu dinheiro", orientou.

Uma relação saudável com o dinheiro 

Para ter uma relação mais gratificante com o dinheiro, Leila dá a dica de que se deve pensar e mirar naquilo que é mais importante para cada um. As escolhas pessoais e o conhecimento financeiro pode auxiliar a qualquer pessoa atingir a independência e a qualidade de vida. Entretanto, esta educação sobre dinheiro é ensinada de formas diferentes para homens e mulheres. "Enquanto os homens, historicamente, ocupavam os postos de trabalho remunerado, às mulheres era destinado o papel de dependentes, pois não tínhamos acesso ao dinheiro proveniente da produção social. Por essa razão, muitas de nós nunca estudamos conceitos como inflação, oferta e demanda e fluxo de caixa, noções essenciais à sobrevivência na sociedade atual", criticou.

Com a vida financeira em ordem, a mulher tem mais liberdade de exercer seu talento e, assim, aprimorar sua atuação profissional e sua satisfação pessoal. Conforme Leila, com o cenário atual, de crise e instabilidade econômica, a insegurança pode ser evitada com conhecimento financeiro, mas esse não é um assunto comumente abordado para mulheres. "As iniciativas nessa área ainda são poucas, de parca expressão. Por isso tudo desejo disseminar o conceito de educação financeira para auxiliar as mulheres a terem uma vida financeira saudável, evitando a inadimplência e estimulando o empreendedorismo", concluiu.

A oficina Finanças Para Mulheres: Como Gastar Com O Que Realmente Importa Para Você faz parte da Profissionais Mulheres - A FEIRA e para participar basta fazer a inscrição neste site aqui. O valor é de apenas R$ 7.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895