Oftalmologista alerta sobre riscos da extensão de cílios para a saúde dos olhos

Oftalmologista alerta sobre riscos da extensão de cílios para a saúde dos olhos

Procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados e com produtos de procedência confiável


Camila Souza

publicidade

A técnica de extensão de cílios tem lotado a agenda dos profissionais da área estética, prometendo um olhar mais bonito e marcante com os cílios volumosos. Contudo, existem riscos envolvendo esse procedimento, que pode prejudicar a saúde ocular se não for realizado por profissionais capacitados e com os produtos de procedência confiável.

De acordo com a doutora Marcele Rizzatti, oftalmologista da Clínica Visão, em Porto Alegre, a função dos cílios vai muito além da questão estética, já que eles ajudam na proteção do globo ocular. “Os cílios atuam como barreira física para microorganismos e partículas desconhecidas e são sensores que induzem o fechamento da pálpebra diante da proximidade com corpos estranhos”, explica.

A especialista detalha que os produtos usados na extensão e a dificuldade de higienização dos cílios podem afetar as glândulas das pálpebras, o que gera alergias e inflamações, como a temida doença chamada blefarite. “Com frequência nos serviços de pronto atendimento dos olhos vemos casos com erosão da conjuntiva, semelhante a um ‘esfolado’ por algum cílio mal posicionado, trauma ou resíduo de cola que ocorre durante a aplicação”, diz. 

Rizzatti também cita as infecções do tipo conjuntivite e ceratite – hipersensibilidade à luz e a diminuição da visão por inflamação córnea. “Se realizar alongamento de cílios e apresentar olho vermelho, desconforto ou sensação de corpo estranho, consulte com urgência um médico especializado na saúde dos olhos”, ressalta 

Outra técnica muito conhecida no mundo estético é o lash lifting, que tem a intenção de tingir e elevar os cílios. Segundo a oftalmologista, os produtos aplicados nesse procedimento podem provocar mais processos alérgicos pela quantidade de substâncias químicas em uma região considerada ultrassensível. Nesses casos, nota-se um quadro de inchaço, coceira, vermelhidão e até descamação da pele.

Por isso, para evitar os danos à saúde ocular, Rizzatti orienta que é importante procurar profissionais capacitados, que apliquem corretamente as técnicas, utilizando produtos de procedência confiável e com registro da Anvisa. “Outro cuidado fundamental é realizar a higienização diária dos cílios e pálpebras com xampu infantil neutro diluído em água”, aconselha. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895