Pesquisadora Beth Venzon aponta conexão entre moda, arte e arquitetura em homenagem a Álvaro Siza

Pesquisadora Beth Venzon aponta conexão entre moda, arte e arquitetura em homenagem a Álvaro Siza

Arquiteto português tem aniversário de 90 anos celebrado pela Dell Anno na exposição fotográfica “Singular”

Camila Souza

publicidade

A marca gaúcha de mobiliário Dell Anno dá sequência à campanha de homenagem ao trabalho do arquiteto português Álvaro Siza, que completa 90 anos em junho de 2023. A exposição “Singular” terá início em Porto Alegre, cidade que abriga sua grande obra no Brasil, o prédio da Fundação Iberê Camargo, e passará por cerca de 15 cidades brasileiras, sendo concluída na cidade do Porto, em Portugal. 

O evento de abertura, nesta quinta-feira, contará com um talk com a curadora e pesquisadora Beth Venzon. Ela falará sobre “A experiência criativa do sentir e morar”, em que direciona o olhar sobre o momento contemporâneo a partir da moda, analisando os diálogos com a arte e a arquitetura. Especialista e estudiosa em moda, história, cultura e identidade, com formação na Itália e no Brasil, Beth atua há 30 anos como professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

“Singular” tem como foco a Fundação Iberê Camargo, com fotos produzidas no local pelo fotógrafo Roberto Majola exclusivamente para a Dell Anno. O projeto curatorial segue um percurso direcionado, onde a série de fotografias guia o visitante pelo mesmo caminho adotado na Fundação Iberê.

A mostra traz um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre a estrutura de concreto branco. Sob o olhar de Majola, os registros traduzem um pouco do interesse de Siza pela escultura, marca registrada em seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. 

A exposição ficará aberta ao público de 11 a 19 de novembro, na Dell Anno Porto Alegre (Dr. Nilo Peçanha, 2266 - Boa Vista). O horário de visitação é das 9h às 19h30, de segunda a sexta, e sábado, das 9h às 13h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895