Verão saudável: confira receitas nutritivas de sorvetes e sobremesas

Verão saudável: confira receitas nutritivas de sorvetes e sobremesas

Nutricionista indica receitas com frutas e ingredientes naturais para evitar substâncias prejudiciais

Camila Souza

publicidade

O sorvete é um dos alimentos favoritos nos dias de calor. Porém, a maioria é rica em gordura trans, conservantes e açúcar, substâncias responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, dos triglicerídeos no sangue e outras doenças. Ainda é possível saborear essa sobremesa sem prejudicar a saúde, mas é preciso pensar em  alternativas e receitas que se utilizam de frutas e produtos naturais

Para evitar substâncias prejudiciais, a criatividade é a palavra de lei para preparar um sorvete nutritivo, segundo a especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília (Ceub) Paloma Popov. Ela indica preparações caseiras dos “Sorbets”, os gelados de fruta, com opções práticas com banana, morango, manga e frutas vermelhas. “Conseguimos uma boa cremosidade batendo algumas frutas congeladas. Para incrementar o sabor, a sugestão é acrescentar mel, aveia, granola, castanhas e até nibs de cacau”, recomenda.

Para garantir a cremosidade, outra opção interessante é processar a fruta com iogurte natural. Produzido pela fermentação bacteriana do leite, o emulsificante natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. A especialista alerta que o iogurte natural comprado no supermercado deve ser puro, sem conter outro ingrediente no rótulo. “É possível fazer um iogurte natural em casa, a partir do aquecimento do leite pasteurizado, com a adição de um ácido, como o limão, por exemplo, gerando a coagulação da proteína. A partir da famosa “coalhada”, podemos inserir sabor, com raspas de coco, mel ou leite de coco, com o uso do liquidificador”, detalha.

Sucesso entre as crianças, os picolés também funcionam como alternativas naturais e saudáveis. Paloma destaca que a sobremesa pode ser feita à base de água e fruta. Ela acrescenta o fato de o picolé ser um clássico de dinâmicas culinárias com os pequenos nas férias, preenchendo forminhas coloridas, com ingredientes nutritivos. “Podemos utilizar os sabores que as crianças gostam, como o chocolate e de frutas em geral. Outra dica é evitar frutas que são compostas por muita água, como melão, melancia e mamão”.

Independentemente da estação, o suco é uma das opções mais nutritivas para se refrescar. A nutricionista alerta que para absorver o valor nutricional do suco de fruta é interessante que seja consumido imediatamente após o preparo. Popov explica que quase todas as frutas têm vitamina C, e com o suco a vitamina evapora após um tempo. Nesse sentido, o recomendado é o consumo imediato.

Além das dicas de sobremesas refrescantes e naturais, Paloma ressalta que os nutrientes devem ser incluídos na alimentação de forma adequada e balanceada para o estilo de vida de cada indivíduo. “Não é saudável fazer dietas restritivas por causa do verão e da busca pelo corpo perfeito. A alimentação precisa ser adequada o ano todo, de forma variada e equilibrada”, finaliza.

Confira como fazer sorvete de banana com iogurte:

Ingredientes

- 4 bananas (médias) maduras (pode ser banana prata);
- 400g de iogurte grego (ou 2 potinhos);
- 1 colher (sopa) de mel.

Preparo

1) Pique bem as bananas e triture no liquidificador ou processador;
2) Junte o iogurte grego e o mel e bata bem até formar um creme liso e homogêneo;
3) Coloque em um recipiente que possa ir ao freezer e deixe congelar;
4) Retire do freezer 20 minutos antes de servir para dar uma leve derretida.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895