Websérie alerta sobre violência doméstica antes e durante a pandemia

Websérie alerta sobre violência doméstica antes e durante a pandemia

"Confessionário - Relatos de Casa" chega nesta sexta-feira no Instagram

Lou Cardoso

Atriz e diretora Deborah Finocchiaro é uma das idealizadoras do projeto

publicidade

A websérie "Confessionário - Relatos de Casa" lança, nesta sexta-feira, a partir das 20h, a sua primeira temporada no Instragam. O projeto, criado pela atriz e diretora Deborah Finocchiaro e o cineasta Luiz Alberto Cassol, trata sobre violência doméstica e de gênero: antes e durante a pandemia.  

Em 2020, o isolamento social provocado pela pandemia elevou os casos deste tipo de violência. Isso motivou Deborah e Cassol a criar a websérie como forma de não naturalizar e silenciar as agressões, assim como encorajar outras mulheres a falar de suas vivências. Ao fim de cada relato, a advogada Gabriela Ribeiro de Souza, especialista em direito da mulher, compartilha informações sobre tipos de violência, formas de denunciar, entre outras informações úteis.

Segundo Cassol, a segunda temporada de "Confessionário" já foi filmada e está em processo de montagem. E a terceira temporada já está em fase de gravação. A dupla de idealizadores também destacou que, nestes novos episódios, algumas atrizes se dispuseram a contar as suas próprias histórias de violência, em vez de interpretar os relatos baseados em fatos reais. 

"É um presente para nós. Essas mulheres, atrizes incríveis, em uma entrega potente e generosa, abrindo seus próprios e tristes relatos, com certeza vão encorajar mais ainda outras mulheres a contar as suas histórias", disse Deborah. "Nosso maior objetivo é que as pessoas comecem a dar voz para suas histórias, que a gente possa lidar cada vez mais com a verdade, que ao invés da violência, a verdade seja naturalizada, que as mulheres parem de ter culpa por serem abusadas".

Cassol completa: "E nós queremos fortalecer muito a questão do denunciar. Ressaltamos que, se você é vítima ou conhece alguém que é vítima de qualquer tipo de violência, denuncie!". 

"Confessionário - Relatos de Casa" também está disponível no Youtube e em um podcast no Spotify

Ainda nesta quinta-feira, o cineasta e a atriz realizaram uma live com tema é "Até Quando?" com a participação da vice-presidente cultural da Ajuris, juíza Márcia Kern, que participou da implantação dos Juizados da Violência Doméstica no Estado; e das atrizes Amanda Gatti e Paula Souza, que atuaram na primeira e segunda temporadas da websérie. O bate-papo está disponível neste link. 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895