Empresas em adaptação

Empresas em adaptação

A imagem das empresas é atingida pelas crises fundamentalmente por dois canais.

Paula Maia

ADVOGADO MANOEL TRINDADE

publicidade

Como as empresas devem adotar as rotinas de compliance?

As empresas devem adotar rotinas de compliance a partir da criação de programas de conformidade. Isso passa, inicialmente, pela análise de perfil e risco da empresa, conhecendo-a efetivamente. A partir daí, e contando com o comprometimento desde a alta direção, estruturam-se instrumentos, normas, incentivos e sanções que visam a alinhar os interesses de todos os indivíduos que integram a empresa. Para tal finalidade, importante também que seja criada instância, departamento ou setor com autonomia para implementar e fiscalizar a observância e aderência dos programas de conformidade, o que, por sua vez, exige monitoramento contínuo. Muitas vezes, para a criação e acompanhamento de programas dessa natureza, é indicado que as empresas contratem profissionais especializados nessa área.

Como é realizada a fiscalização desses programas?

A fiscalização desses programas passa pelo funcionamento dos instrumentos criados para tal fim, bem como pelo monitoramento contínuo relativo à observância, por parte de todos aqueles que integram a empresa, da legislação e das normas regulatórias setoriais, das boas práticas de mercado, assim como dos princípios e mesmo regras internas estipuladas pela própria empresa. É preciso também que haja contínua fiscalização de todos aqueles que de alguma forma se relacionam com a empresa, como fornecedores e terceirizadas.

Já no caso do ESG, tem um cenário mundial na Europa, envolvendo a guerra entre Rússia e Ucrânia e a crise energética devido à redução do fornecimento de gás da Rússia.

Então, como ficam os chamados fundos verdes de investimentos?

Muito embora os fundos verdes venham recebendo crescente atenção e interesse, com o agravamento da crise energética vivenciada na Europa, sobretudo com a intensificação da guerra entre Rússia e Ucrânia, o que se observa é a necessidade de muitos países europeus retomarem matrizes energéticas consideradas mais poluentes e muitas vezes dependentes de combustíveis fósseis em seus próprios países.Tal situação acaba por atingir os fundos verdes, uma vez que as empresas que os compõem se veem forçadas a relativizar o comprometimento com a obtenção das chamadas energias limpas, pelo menos no curto prazo. Assim, por vezes, tais fundos se tornam menos atraentes aos investidores preocupados com tais princípios, além de a performance de tais fundos restar, ainda que parcialmente, comprometida.

Qual o custo para implementar esses programas?

A adoção de programas de compliance irá depender muito do tamanho da empresa e do número de indivíduos envolvidos, os quais precisam não só serem constantemente monitorados, como também treinados. Todavia, uma certeza é inescapável: o custo de implementação certamente é muito menor do que o custo de não se possuir um programa de conformidade, o que se torna por demais evidente quando eclodem escândalos que comprometem amargamente as reputações das empresas envolvidas, que poderiam facilmente evitar tais problemas com a respectiva adoção dos programas.

De que forma uma crise atinge a imagem das empresas?

A imagem das empresas é atingida pelas crises fundamentalmente por dois canais. O primeiro, e talvez mais importante, se dá ao ser comprometida a reputação da empresa junto aos seus consumidores, que muitas vezes deixam de comprar seus produtos e serviços e, desse modo, comprometendo diretamente a performance da empresa, muitas vezes de modo implacável. Aliás, em época da sociedade em rede e da economia de plataforma, comuns são os casos de cancelamento e comportamento coordenado dos consumidores, o que exige progressivo cuidado das empresas quanto às suas imagens, pois influenciam diretamente no seu faturamento. O segundo canal pelo qual as crises atingem a imagem das empresas é reduzindo o valor da própria marca e mesmo da empresa, tornando-a menos valiosa no mercado e menos atraente para possíveis compradores, além de menos interessante para todos com quem ela contrata, como parceiros, fornecedores e colaboradores.

Qual a solução para as empresas após uma crise?

A solução após uma crise se dá por meio da chamada gestão e controle de crises que inclui minimização de danos e recuperação reputacional. Em síntese, trata-se da adoção de práticas que visam a dar total transparência ao processo, evidenciando que a empresa colabora, da melhor forma possível, não só para o esclarecimento de todos os fatos envolvidos, como também toma todas as medidas possíveis para corrigir eventuais falhas, de modo totalmente colaborativo.

O que é greenwashing e como evitar?

Greenwashing ocorre quando empresas ou mesmo pessoas buscam se valer indevidamente da reputação de que são aderentes a boas práticas ambientalistas, apenas por meio de publicidade ou relações públicas, sem que efetivamente tenham tais virtudes. Equivaleria a lavagem ou maquiagem verde.

Quais os danos de um compliance mal executado?

Os danos de um compliance mal executado são inúmeros e incalculáveis. Passam desde o comprometimento da reputação da empresa perante todo o mercado, como também de forma direta em seu faturamento, a partir da redução do consumo dos seus produtos e serviços, inclusive havendo o risco mais extremo de verdadeiro boicote ou cancelamento.
As considerações de ESG têm se tornado cada vez mais relevantes para investidores, reguladores, uma vez que as empresas são avaliadas não apenas pelo seu desempenho financeiro, mas também pelo seu impacto social e ambiental.

Como esses casos refletem na visibilidade das empresas envolvidas nos casos da serra gaúcha?

Independentemente da existência ou não de culpa das empresas envolvidas, as suas reputações certamente sofreram repercussões negativas a partir da eclosão dos casos e da grande repercussão que houve. Nesse sentido, é difícil que não haja inclusive repercussão financeira negativa sobre elas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895