Trabalho para diminuir as filas para obtenção de passaportes italianos

Trabalho para diminuir as filas para obtenção de passaportes italianos

O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, completou em junho nove meses à frente da representação

Felipe Samuel

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Nascido em Modena, cidade na região Emilia-Romagna da Itália, no centro norte do país, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, completou em junho nove meses à frente da representação. Entre os desafios traçados para a sua gestão, que vai até 2026, estão agilizar os serviços para obtenção de passaportes italianos, aumentar o quadro de funcionários e buscar uma nova sede para o consulado. Aos 34 anos, recém completados em 22 de junho, Caruso explica que o Rio Grande do Sul conta hoje com uma comunidade de 110 mil cidadãos italianos. Torcedor do Napoli, o diplomata destaca o aumento do número de passaportes italianos entregues no Estado, que apresentou crescimento de 130%, passando de uma média de 300 para cerca de 800 por mês. Em junho, o consulado emitiu 1.036 passaportes, atingido a meta estabelecida pela nova gestão. “Quase 50 mil pessoas estão na fila da espera para a obtenção da cidadania italiana”, afirma.

Quais os principais desafios à frente do Consulado-Geral da Itália?

Somos um Consulado-Geral, a embaixada da Itália está em Brasília. Somos a representação diplomática da comunidade italiana do Rio Grande do Sul, uma comunidade grande. É desafiador fornecer serviços para uma comunidade tão grande, que conta hoje com 110 mil cidadãos italianos, com cidadania italiana. É um número muito grande que vai crescer de mês e mês conforme reconhecimentos de cidadania que o consulado providencia para os cidadãos, por todos os usuários que pedem reconhecimento da cidadania italiana em função das origens, da descendência de italiano, inclusive os casamentos, a naturalização, que comportam um número sempre maior de novos cidadãos aos quais o consulado-geral deve fornecer serviços. Entre os quais um dos principais serviços é o passaporte italiano é um dos grandes serviços do Consulado-Geral junto com a cidadania. E nesse sentido gostaria de destacar o grande esforço do nosso consulado com a nova gestão, um novo time, jovem, de novos funcionários, que vieram de Roma, com os quais estamos fazendo um grande trabalho. Antes da nossa chegada o consulado fazia 300 passaportes por mês. Temos um crescimento de 130% porque a média agora é mais de 800, mas na verdade estamos conseguindo os resultados esperados muito antes das previsões. Isso é devido ao fato de que temos feito grandes reformas estruturais neste consulado. Fizemos dois concursos, dois funcionários novos entraram a partir do primeiro de junho. Nos falta um outro concurso com quatro novos funcionários que vão entrar nos próximos meses. Temos contratado mais 15 digitadoras para agilizar todos os serviços de cidadania, passaporte, digitalização dos arquivos, que é um grande projeto do nosso consulado também, ter um Consulado mais moderno que permita aos funcionários do nosso consulado trabalhar melhor. Na verdade, somos um consulado pequeno. O grande desafio deste consulado quando eu cheguei aqui eram os recursos humanos limitados.

Quando assumiu o consulado?

Em 1º de setembro de 2022. Então o grande desafio era o número de funcionários limitados e uma grande demanda. O nosso trabalho foi direcionado a agilizar os processos,  colocar mais tecnologia e melhorar o serviço também da comunicação do consulado com cidadãos. Isso foi feito também com a instalação, com a implementação de um serviço de call center, o primeiro no Brasil. O serviço externo de call center conta com quatro operadoras que trabalham todos os dias das 9h às 17 h. Isso ajudou muito a solucionar os problemas das pessoas e também a fornecer um contato direto entre o consulado e os cidadãos. Passados os meses, estamos vendo grandes resultados. Estamos muito felizes com esses resultados e acreditamos também que os nossos cidadãos estão se dando conta do fato de que ser cidadão italiano é uma boa coisa, e que tem representação consular da qual eles podem se sentir orgulhosos.

Quais são as principais dúvidas das pessoas que desejam tirar cidadania italiano? Quais as principais demandas?

Primeiro, o conhecimento da Lei italiana, não é fácil. O cidadão nascido no Brasil tem que conhecer a burocracia italiana, conhecer a lei italiana, às vezes tem previsões da Lei italiana que não têm correspondência na lei brasileira. Então uma pessoa que nasce aqui é reconhecida cidadã italiana aqui em Porto Alegre, por exemplo, ou no Rio Grande do Sul, que é nossa circunscrição, tem algumas dificuldades em entender a lei italiana, quais são os documentos necessários. Por isso que primeiro temos trabalhado no site, nas instruções do site, tentando agilizar, tentando também comunicar de um jeito mais direto, claro, menos burocrático, quais são os documentos necessários para obter a renovação do passaporte. A gente pede para preencher um formulário, fornecer um RG brasileiro ou um passaporte vencido, dependendo se é a primeira emissão ou renovação de passaporte e um comprovante de residência no Rio Grande do Sul. São três documentos, três requisitos muito simples que o pessoal precisa para agendar. Às vezes os cidadãos não têm o estado civil atualizado. Você como cidadão italiano tem que ter o estado civil italiano atualizado, sempre falamos que ser cidadão significa primeiro fazer parte de uma comunidade. Sempre peço para os meus cidadãos ter o estado civil atualizado, porque é importante para nós. Encontrei no terceiro andar do prédio, onde providenciamos os serviços de passaporte, um garoto da minha idade, de mais ou menos 28 anos de idade, que já tinha um casamento e um divórcio e chegou aqui para fazer o passaporte, mas o pessoal não sabia desses eventos da vida dele. Ele entendeu muito bem. Falei parabéns, porque “você com 28 anos já tem casamento e divórcio, uma vida, mas precisamos saber porque você é cidadão italiano”. Gostaria no curso do meu mandato de sensibilizar mais os meus cidadãos no que diz respeito aos sentimentos de pertencimento à nossa comunidade, que se explica também através de pequenas ações, como por exemplo atualizar o estado civil, ajudar o consulado a trabalhar, ser mais próximo. A cidadania italiana não é somente direitos, também é deveres. Você, como cidadão brasileiro, atualiza o seu estado civil, mas se você é também cidadão italiano terá dupla cidadania, significa ter duplos direitos e duplas responsabilidades.

Qual a principal motivação para os pedidos de passaporte italiano?

Primeiro tem uma questão sentimental. Ter o passaporte italiano significa ter um documento que declara o pertencimento à nossa comunidade, que declara de qualquer maneira as origens, as raízes italianas. Tem pessoas que não precisam viajar, mas que precisam do passaporte por uma questão sentimental também, que é muito importante para eles. E o passaporte italiano, todos sabemos, permite viajar na Europa, em toda a União Europeia sem visto. São 27 países da União Europeia. Permite viajar por todo mundo mais facilmente, é um documento, digamos assim, poderoso. Mas é um direito, primeiro de tudo é um direito, apesar das motivações das pessoas, os cidadãos italianos têm direito a ter o passaporte. O nosso trabalho é direcionado a garantir o respeito desse direito, somente pedimos também que o estado civil seja atualizado, que eles mandem o pedido de passaporte conforme as instruções do nosso site ou que o call center fornece. Porque não é somente pedir meu passaporte, não funciona assim. Gostaria de destacar que fazer o passaporte italiano no Rio Grande do Sul agora é muito mais rápido do que era antes. Quando chegamos aqui, o Consulado-Geral tinha reputação um pouco fraca, porque o pessoal pedindo passaporte era agendado para 2024. Apesar de não estar aqui, peço a responsabilidade, peço desculpa aos nossos cidadãos pelo passado, porque acredito que ser um cônsul significa também assumir a responsabilidade do passado.

Em média, quanto tempo leva agora para tirar o passaporte?

Entre 6 e 12 semanas. Estamos tentando criar novas vagas também, que é um tempo razoável, de três meses. Depois se tem pessoas com grande urgência, criamos uma vaga, podemos criar uma vaga. Claro que pessoas que devem viajar, devem fazer o pedido de passaportes com antecedência. Se você sabe que tem uma viagem agendada em dezembro de 2023, e que seu passaporte italiano está vencido, acredito que deveria pedir a renovação com seis meses de antecedência para também agilizar e ajudar o nosso trabalho. O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre é motivo de orgulho porque não tem problema de passaporte, que era o maior problema dos serviços deste consulado. É um grande orgulho, todos podem ser agendados, todos são agendados, pessoal nos agradece, mas na verdade, estamos fazendo somente o nosso trabalho para nossa comunidade. O Rio Grande do Sul é um estado muito grande. Estamos providenciando um serviço de cônsul itinerante.

A demanda maior é de pessoas de Porto Alegre ou do Interior?

A maioria dos nossos cidadãos mora na Capital. Temos mais ou menos 45 mil cidadãos italianos na capital. Caxias do Sul, Bento Gonçalves, a região da Serra é o berço da nossa imigração italiana, com muitos imigrantes italianos nessa região, mas também tem Santa Maria, a nossa Quarta Colônia, tem Passo Fundo. Então o grande desafio é também levar o consulado nessas regiões para pegar as impressões digitais para depois confeccionar o passaporte com ajuda das nossas redes honorárias. O Rio Grande do Sul tem seis cônsules honorários. E queremos providenciar o passaporte para os cidadãos que moram no interior, nas regiões mais distantes.

Como funciona esse processo? Vocês já têm uma lista pré-estabelecida de cidadãos ou cidadãos já pediram para vocês?

É um grande trabalho feito pelos cônsules honorários da Itália na nossa circunscrição. Eles conhecem a comunidade e comunicam: “olha, no próximo mês vai ter uma missão do cônsul junto com um dos seus colaboradores para coleta de impressões digitais”. Claro que não podemos pegar mil impressões digitais em um dia. Mas conseguimos fazer bons números de coleta, cerca de 100 a 200, depende de quantos dias ficamos em uma cidade do interior. E o pessoal nos agradece, porque nunca foi feito no Rio Grande do Sul, porque ter um Consulado-Geral que leva serviços, acredito que seja uma causa que toca muito o coração dos nossos cidadãos. No final do dia eu fico feliz de ter feito um serviço pelos meus cidadãos. É o sentido último do nosso trabalho, fornecer serviços, garantindo o respeito dos direitos, garantir o respeito dos deveres e tentar ser um orgulho dos nossos cidadãos ítalo-gaúchos.

Tem muita gente pedindo cidadania com o objetivo de abrir negócios na Itália?

O pedido de cidadania é sempre direcionado a obter o passaporte, claramente. Nesse sentido você tem que saber que temos um grande problema de números. Somos uma instituição pequena, com poucos funcionários, devemos providenciar serviços para 120 mil cidadãos italianos e temos quase 50 mil pessoas na fila da espera para cidadania italiana. Cidadania não é fácil, é um processo longo, um processo difícil. Nesse ano vamos conseguir fazer aproximadamente 4 ou 5 mil novos cidadãos, que é um número enorme. Mas os problemas são matemáticos, sabemos todos que no Brasil, não é somente Porto Alegre, toda a rede brasileira tem uma fila de espera de 8 a 10 anos para cidadania italiana. Estamos tentando agilizar a fila, temos chamado quase 4 mil famílias desde o início do meu mandado, um número enorme. Muitas mais vão ser chamadas nos próximos meses. Claro que, como eu falei, os problemas são matemáticos, considerando uma instituição que deve fazer frente a um enorme número de pessoas que já são cidadãos. Inclusive tem dezenas de milhares de pessoas pedindo a cidadania italiana. Acredito que as pessoas que já estão na lista da espera estão ouvindo que tem uma previsibilidade de ser chamado. De maneira regular o consulado está chamando o setor de cidadania, que está funcionando muito bem. Mas pedimos também paciência. Sabemos que é um processo longo, que leva de oito a nove anos. Eu sempre fal, olha não é fácil, mas você tem alguns anos para se aproximar da Itália, primeiro. Por que não aprender a língua italiana? Que é a língua dos nossos ancestrais, que é uma língua linda, uma língua europeia, que permite ter acesso a uma cultura enorme. A Itália é uma superpotência cultural, com o maior número lugares reconhecidos que são patrimônio da UNESCO, a segunda é a China. Então se você entrar com um pedido de cidadania agora, não vai ser amanhã que fazemos a cidadania. Vai levar alguns anos, é muito tempo, eu sou consciente disso, mas durante esse tempo você tem a possibilidade de se aproximar das atividades do consulado, das atividades culturais, de entrar em contato com a cultura do país, de aprender um idioma lindo que todo mundo quer aprender. A cidadania italiana é um processo longo, é um processo difícil, mas também é uma oportunidade para descobrir uma nova cultura. A culinária, o design, vinho, futebol.

Até que ano vai o seu mandato?

Acaba em 2026, tem mais três anos pela frente.

Qual é o maior legado que deseja deixar da sua gestão?

O consulado é muito pequeno. Um dos maiores desafios seria transferir a nossa sede para um local maior. Pode ser comprada ou alugada. A minha ambição, não sei se vou conseguir, mas espero que sim, seria comprar uma nova sede para o consulado e deixar esse legado aos meus cidadãos. Um consulado novo, maior, mais adequado, porque esse consulado foi alugado em 2005 quando a comunidade era menor. Era metade do que é agora. Não é mais adequado, precisamos ter mais espaços. Acredito que o Consulado-Geral da Itália no Rio Grande do Sul deve ser casa de todos os cidadãos Ítalo brasileiros, italianos e brasileiros, um ponto de referência cultural. Inclusive o próximo ano é os 150 anos da imigração italiana no país, uma comunidade que é representada muito pelo desenvolvimento desse estado, que é um estado muito importante no Brasil. Isso seria o meu sonho pessoal, espero poder conseguir

Já conhecia o Rio Grande do Sul antes de assumir?

É a primeira experiência de diplomata no exterior como cônsul-geral. Foi a primeira vez não somente no Brasil, mas em toda a América do Sul. Me sinto muito em casa aqui. Faz nove meses que estou aqui.

O que achou da cultura gaúcha? Já provou churrasco e chimarrão?

Tudo. Vou começar a ter o hábito de tomar chimarrão. Tomo mais café, mas o chimarrão é muito bom. Churrasco é demais. A carne é maravilhosa, gosto muitíssimo do churrasco, do vinho. Tem espumantes maravilhosos no RS que não são conhecidos na Itália. Acredito também que deveríamos fazer um trabalho para valorizar mais essas excelências do Rio Grande do Sul no exterior. Acredito também que o governo do estado é consciente dessa necessidade, as autoridades locais estão muito relacionadas com o corpo diplomático, estão sempre disponíveis. Todos juntos podemos fazer esse trabalho também para valorizar o Rio Grande do Sul no exterior e na Itália porque merece, porque é um estado fantástico, que me acolheu de maneira fantástica, maravilhosa. Gostaria também de valorizar não somente valorizar a italianidade, a Itália aqui no Rio Grande do Sul, mas fazer um ponto entre os dois continentes para aproximar porque no final é isso o objetivo final da diplomacia.


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