Barcelona diz adeus às touradas

Barcelona diz adeus às touradas

publicidade

Encerrando um capítulo de quase 100 anos, a arena Monumental de Barcelona abrigou neste domingo mais de 18 mil pessoas para ver a última tourada da história da Cataluña. Simbolicamente, foi o jovem toureiro catalão Serafín Marín, 28 anos, que deu o golpe de misericórdia no último touro a morrer em La Monumental.


De um lado, a decisão é lamentada: "Me sinto mal, triste. Levam parte do meu passado e parte do meu futuro", declarou Serafín Marín antes da corrida. "Estou proibido de exercer minha profissão. Passo de toureiro em minhas terras a clandestino de toureiro (...). Terei que partir". Cristóbal, 68 anos, sentado na arquibancada, afirmou que "para uma capital como Barcelona, fechar a arena é como jogar um quadro de Picasso no lixo".


Por outro, os defensores dos animais celebraram o fim de uma prática considerada "bárbara": "é um pequeno passo, mas não aceito que os touros que morriam aqui agora vão cair no resto da península ou na França", disse Lluís Villacorta, 47 anos, ferrenho defensor dos animais e ativista contra as touradas.










Fotos: Lluis Gene/AFP

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895