A Alemanha atendia o tratado de Versalhes com a sua produção pecuária

A Alemanha atendia o tratado de Versalhes com a sua produção pecuária

Correio do Povo do dia 26 de novembro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Alemanha produzia gado suficiente para atender a demanda do tratado de Versalhes.

publicidade

O abastecimento da Allemanha

Uma estatistica sobre o gado e a carne

Paris, 25 - O jornal allemão “Industria Handels Zeitung”, tratando da situação do abastecimento da Allemanha, mostrou que a estatistica sobre o gado existente e a carne entregue no anno corrente ao consumo, sob a fiscalisação do Estado, era bastante significativa. Diz que a affluencia do gado aos mercados é extraordinariamente elevada, succedendo muitas vezes que o gado não era todo vendido. Accrescenta que o excesso de rezes offerecidas a venda era agravado pelo augmento da creação de gado domestico, que permittia aos lavradores satisfazer as proprias necessidades. Essas informações demonstram que a Allemanha já possue gado sufficiente para satisfazer ás obrigações do tratado de Versailles. Por outro lado, deve-se notar que as informações publicadas pelo jornal acima mencionado são posteriores ás reclamações que surgiram na imprensa allemã a respeito da entrega de gado aos alliados.

DIVERSAS

Politica federalista - Realizou-se, hontem, no Centro Federalista, a annunciada reunião para prover sobre a direcção do partido local, em vista da renuncia do respectivo directorio. Foi, porém, approvada uma moção, determinando que não seja constituido novo directorio, sendo nomeada uma commissão, composta dos srs. Propicio Pires, Pedro de Alencastro Guimarães e Januario Vargas, para tomar a si a guarda do archivo do partido.

Monumento ao general Osorio - Na séde da Protectora do Turf, á rua dos Andradas nº 391, reunir-se-á, hoje, em sessão, a commissão Central pró-monumento ao general Osorio.

O caça-minas Petersfield - Hontem, ás 11 horas, acompanhados do dr. T. C. Dillon, consul de s. m. britannica, os consules dos paizes alliados fizeram uma visita ao caça-minas Petersfield. No portaló foram elles recebidos pelo respectivo commandante, capitão-tenente Stuart Bonham Carter e demais officialidades. Em companhia destes os consules percorreram todas as dependencias do navio, do qual trouxeram excellente impressão. Das 15 ás 18 horas, o Petersfield foi franqueado ao publico, que em grande numero ali compareceu. Aos visitantes, os officiaes e demais tripulantes prestaram elles todas as informações sobre o navio britannico. Á tarde parte da tripulação do Petersfield participou da festa sportiva realisada no ground do S. C. Internacional e da qual nos occupamos detalhadamente na secção sportiva.

TELEGRAMMAS

Theatro Guarany

Pelotas, 25 - A bordo dos vapores Rio de Janeiro e Guarujá foi embarcada em Buenos Aires, a cobertura metallica do theatro Guarany. Ambos, estão sendo esperados no Rio Grande amanhã.

A acção da Liga Nacionalista

S. Paulo, 25 - A Liga Nacionalista desta capital, empenhando-se pela creação de um conselho nacional de educação, entendeu-se com o sr. Salles Junior, secretario do Interior, no sentido de apresentar um projecto creando um conselho das escolas normaes nacionaes e mesmo das primarias, onde os Estados não tenham.

O consumo da herva-matte brasileira

Buenos Aires, 25 - La Razon, referindo-se ás medidas tomadas pelos Estados no sul do Brasil, em relação á herva-matte, elogia essas medidas das quaes - diz - resultaram enormes beneficios para o consumo da herva-matte brasileira.

Gréve dos garçóns

Montevidéo, 25 - Prosegue a parede dos garçons ha dias declarada. Por esse motivo os proprietarios de confeitarias pediram pessoal para o Brasil e Argentina, afim de substituir os grévistas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de novembro na história

1911 - Nascimento de Mário Lago, ator, escritor e compositor.
1930 - Criação do Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil.
1940 - Suíça proíbe todas as organizações comunistas.
2001 - Mikhail Gorbachev funda o Partido Social Democrata Russo.
2008 - Atentados terroristas atingem a cidade de Bombaim, na Índia, causando a morte de pelo menos 125 pessoas e ferindo centenas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895